A notícia da condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi motivo de manifestações nas ruas e prédios de Belo Horizonte durante o Jornal Nacional. Desta vez, os sons de panelas batendo deu lugar a aplausos, gritos e assobios de comemoração. Nas principais vias do Centro da capital ocorreram buzinaços e foi possível escutar até os estrondos de fogos de artifícios.
Durante o dia, mensagens distribuídas por meio de redes sociais e aplicativos de celular convocaram para o protesto, apelidado de aplaudaço. A manifestação em favor da 24ª fase da Operação Lava-Jato também mobilizou moradores de outras capitais, como São Paulo, Brasília, Recife, Maceió, Porto Alegre, Fortaleza, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Curitiba, que foram às janelas mostrar apoio à Polícia Federal.
Na manhã desta sexta-feira, a PF cumpriu um mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente, , intitulada Aletheia. Os procuradores da força-tarefa do caso no Ministério Público Federal do Paraná afirmaram que Lula recebia ao menos R$ 4,67 milhões de propina de empreiteiras.