Senador sugere que Dilma decida continuidade do governo em referendo

Randolfe Rodrigues explicou que um processo de impeachment de Dilma, independente do resultado, significaria uma "briga de rua" no país

Estado de Minas
Senador Randolfe Rodrigues defende uma consulta popular para saber se Dilma deve ou não continuar no cargo - Foto: Arquivo/Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse acreditar que a melhor saída para a crise política que o país enfrenta é uma consulta popular sobre a continuidade do mandato da presidente Dilma Rousseff. Ele sugeriu que a própria Dilma tome a iniciativa de acionar o mecanismo.

"Estamos diante de um impasse institucional, político e econômico. O ideal seria remeter isso para o sufrágio popular. Convoque-se um referendo revogatório para os próximos meses, e o povo decide na urna a continuidade ou não do governo. Estou convicto que seria essa a melhor solução",  defendeu o senador.

Randolfe explicou que um processo de impeachment de Dilma, independente do resultado, significaria uma “briga de rua” no país. Além disso, o senador questionou o fato de que o processo seria conduzido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é réu na Operação Lava-Jato. Dessa forma, para Randolfe, a consulta popular seria uma via mais benéfica.

O instrumento do referendo revogatório, ou recall de mandato, não existe na legislação brasileira, mas o senador anunciou a intenção de apresentar uma proposição com esse objetivo.

Com Agência Senado.