O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse acreditar que a melhor saída para a crise política que o país enfrenta é uma consulta popular sobre a continuidade do mandato da presidente Dilma Rousseff. Ele sugeriu que a própria Dilma tome a iniciativa de acionar o mecanismo.
"Estamos diante de um impasse institucional, político e econômico. O ideal seria remeter isso para o sufrágio popular. Convoque-se um referendo revogatório para os próximos meses, e o povo decide na urna a continuidade ou não do governo. Estou convicto que seria essa a melhor solução", defendeu o senador.
Randolfe explicou que um processo de impeachment de Dilma, independente do resultado, significaria uma “briga de rua” no país. Além disso, o senador questionou o fato de que o processo seria conduzido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é réu na Operação Lava-Jato. Dessa forma, para Randolfe, a consulta popular seria uma via mais benéfica.
O instrumento do referendo revogatório, ou recall de mandato, não existe na legislação brasileira, mas o senador anunciou a intenção de apresentar uma proposição com esse objetivo.
Com Agência Senado