Hélio José afirmou, contudo, que o petista não demonstrou interesse em entrar para o governo. "Não vi o Lula com vontade de assumir ministério", afirmou o senador ao deixar o café da manhã na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Hélio José, que foi filiado ao PT antes de migrar para o PMB, disse achar que Lula faz um "papel melhor" na articulação política.
Apesar das sugestões dos senadores, o vice-líder do governo afirmou que não foi debatido eventual convite da presidente Dilma para que Lula integrasse o governo. Parlamentares do PT têm pressionado pela nomeação para que Lula tenha direito a foro privilegiado e passe a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal. Na sexta-feira, a Justiça Federal em Curitiba autorizou a condução coercitiva do ex-presidente na 24ª fase da Lava-Jato.
Hélio José afirmou ainda que Lula disse aos parlamentares que deve conversar ainda hoje com outros setores da sociedade, como os movimentos sociais. "Ele colocou a necessidade de um pacto político para superarmos a crise", disse o senador.
O parlamentar do PMB afirmou que os senadores Roberto Requião (PMDB-SC), Fátima Bezerra (PT-RN) e Regina Sousa (PT-PI) foram alguns dos que sugeriram que o ex-presidente assumisse uma pasta no governo Dilma..