Grupos realizam protestos em BH e Brasília contra nomeação de Lula

Manifestantes estão na Região Centro-Sul com bandeiras do Brasil, aos gritos de "O Brasil vai parar"; em Brasília, cerca de 200 pessoas estão reunidas em frente ao Palácio do Planalto

Marcelo da Fonseca Correio Braziliense

Manifestantes fecharam via ao redor da Praça da Liberdade, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de BH - Foto: Tulio Santos/EM/D.A Press

Cerca de 50 pessoas realizam um protesto, neste momento, nas avenidas ao redor da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Munidos de bandeiras do Brasil e bonecos Pixuleco, eles reclamam da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil, o que dá a ele o status de ministro. Os manifestantes ainda entoam gritos de “Lula ladrão, o pai do petrolão” e “O Brasil vai parar”.

Uma viatura da PM acompanha a manifestação e militares pediram ao grupo que libere a via. Motoristas reclamam do trânsito. Um manifestante chegou a tirar a chave do carro de um motorista, gerando bate-boca. Alguns motoristas buzinaram em apoio ao ato, enquando outros reclamaram.

- Foto: Minervino Jr./CB/D.A Press EM BRASÍLIA Manifestantes estão reunidos neste momento em frente ao Palácio do Planalto para protestar contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro chefe da Casa Civil. O protesto teria sido organizado, entre outras entidades, pelo Movimento Brasil Livre, e conta com a participação de alguns parlamentares de oposição.

Homens do Exército foram enviados para o local. O trânsito na Esplanada dos Ministérios foi interrompido.

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, a manifestação já reúne 200 pessoas. Ainda segundo a corporação, 50 PMs e 60 policiais do batalhão do Exército trabalham no local.

Os participantes do protesto gritam palavras de ordem e xingamentos contra o ex-presidente. Entre os gritos ecoados estão "Lula ladrão seu lugar é na prisão" e "Lula cachaceiro devolve o meu dinheiro". Os manifestantes também portam faixas com dizeres favoráveis ao juiz federal Sérgio Moro e pedidos para que os motoristas buzinem em apoio ao ato.

Nesta terça-feira, internautas criaram um abaixo-assinado virtual para impedir a nomeação de Lula. Sob o título de "Não aceito Lula como ministro do meu Brasil", o documento já conta com 117,6 mil assinaturas.

 

 

 

 

.