Circula nesta quinta-feira um vídeo que flagra o ex-ministro Ciro Gomes enfrentando manifestantes em Fortaleza (CE).
Enquanto assessores tentavam acalmá-lo, ele disparava: "Circulando!". No Twitter, o nome do ex-ministro aparece entre os assuntos mais comentados nesta manhã. A reportagem tentou contato com Gomes, que não havia respondido as mensagens até a publicação deste texto.
Antes, na mesma madrugada, o ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação da Presidente Dilma Rousseff, Cid Gomes (PDT), irmão de Ciro, bateu boca com manifestantes que protestavam do lado de fora do Palácio da Abolição. O vídeo é do jornal O Povo.
A assessoria de Ciro divulgou nota comentado o ocorrido:
"Em atenção à opinião pública, esclarecemos:
O ex-ministro Ciro Gomes foi surpreendido na madrugada desta quinta-feira (17) com a notícia de que seu irmão, o ex-governador Cid Gomes, que atualmente não ocupa nenhum cargo público, estava sendo agredido, insultado e ameaçado fisicamente na porta de sua casa. Ciro agiu, então, como qualquer cidadão deveria agir em casos de violência: foi até o local para defender os direitos e a integridade de seu irmão.
O direito de se manifestar se limita ao que determina a democracia. Qualquer violência, abuso ou cerceamento de liberdades de um grupo contra qualquer cidadão tem um nome: fascismo.
Ciro Gomes e Cid Gomes estão preocupados com o gravíssimo momento que vive o Brasil e lutam para garantir que o estado democrático de direito não seja violentado e que o Brasil reencontre o caminho para o seu desenvolvimento."