Nas redes sociais, a crise política brasileira pauta assuntos até mesmo entre personagens da ficção. O twitter oficial da série americana House of Cards, produzida pelo Netflix, postou na manhã desta quinta-feira um gif irônico, em que Frank Underwood - protagonista do programa, interpretado por Kevin Spacey - aparece rindo debochadamente ao observar o que se passa em Brasília.
Termômetro acurado do que se discute em rodas de conversas do mundo inteiro, o microblog também registra desde ontem entre os trending topics mundiais a hashtag #QuedaDoPlanalto. Com ela estão etiquetados milhares de posts carregados de memes, gifs e fotografias sobre os protestos que, neste momento, ocorrem no país inteiro em repúdio à nomeação de Lula como Ministro da Casa Civil; as revelações decorrentes do grampo das ligações entre o ex-presidente e Dilma, entre outros capítulos do escândalo que se instalou no Planalto.
Sobrou até para Ciro Gomes. Flagrado enfrentando em manifestantes em Fortaleza (CE) nesta madrugada, o ex-ministro é outro item quente na língua dos tuiteiros, que não se cansam de fazer piada sobre o destempero do político, que chegou a ameaçar mandar matar os participantes do protesto.
Nos trending topics nacionais, o delicado momento por que passa o Governo é o tema que domina. Destaque para a pitoresca hashtag #GreloDuro. O termo é referência a um trecho do depoimento de uma conversa do ex-presidente Lula com o ex-ministro Paulo Vannucchi, interceptada pela Polícia Federal, em que aquele cobra a atuação das “mulheres fortes” do Partido dos Trabalhadores contra um procurador de Rondônia - supostamente agressor de mulheres - que o estaria perseguindo.
Outra pérola das redes é remix da conversa da presidente com Lula - gravada e divulgada pelo juiz Sergio Moro. O diálogo, que sugere blindagem a partir da assinatura antecipada do termo de posse de Luiz Inácio como chefe da Casa Civil, circula online em formato de canção. Ouça: