Após a definição dos parlamentares que seriam indicados pela bancada do PMDB, o deputado José Priante (PMDB-PA) desistiu da indicação. Com isso, o nome de Altineu, que se filiou nessa quarta, 16, ao PMDB, foi colocado para a substituição. Os líderes presentes na sessão concordaram com a troca.
Entretanto, minutos depois, Cunha disse que o procedimento não poderia ser feito, já que seu nome ainda não estava oficializado como membro do PMDB. "Ele tirou meu nome da comissão como se a minha situação não estivesse regularizada. Às dez horas da manhã de hoje, na intranet, meu nome já estava no PMDB, na lista do plenário também", disse o deputado. No site da Câmara, até às 16h30, já depois da formação da comissão, o nome de Altineu ainda constava como "sem partido".
Para o deputado, a decisão do presidente da Câmara tem cunho pessoal, já que Cunha seria padrinho político do prefeito de Itaboraí (RJ), que é seu adversário político. "Cunha não pode tirar no grito uma pessoa legitimamente eleita", criticou.