No evento criado no Facebook pelo grupo para convocar os manifestantes, 4.325 pessoas confirmaram presença; outras 2.131 informaram ter interesse no evento e podem comparecer. Desde cedo, a Esplanada dos Ministérios foi preparada pelas autoridades policiais de Brasília para receber os manifestantes e o Departamento de Trânsito impediu que servidores públicos e outros motoristas estacionassem na faixa da via próxima ao canteiro central da Esplanada. Normalmente esse local é usado como estacionamento por quem trabalha na região.
Carros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também estão posicionados na região central da Esplanada, na via que vai da Rodoviária até o Congresso Nacional. A expectativa é de que grupos de oposição também compareçam, no mesmo lugar, assim como ocorreu nessa quinta, 17, durante a cerimônia de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. Durante toda a quinta-feira, o centro de Brasília, onde se concentram a maioria dos prédios públicos da capital, foi palco de protestos e de confrontos entre manifestantes de ambos os lados.
As primeiras mobilizações começaram na manhã dessa quinta, 17, com partidários de Lula e da presidente Dilma na Praça dos Três Poderes (a praça fica entre o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e os fundos do Congresso Nacional), mas, no decorrer do dia, o grupo de oposição se tornou maior e dominou os protestos. Os últimos manifestantes deixaram a Esplanada por volta das 22h30 dessa quinta.