Veja a representatividade do PMDB em diversos níveis da política

Seis ministros do PMDB ainda ocupam o cargo, mas não é só no governo federal que a legenda é expressiva. Confira a participação do partido nos diversos cargos políticos do País

Agência Brasil
O Diretório Nacional do PMDB decidiu nesta terça-feira deixar a base aliada do governo da presidente Dilma Rousseff.
A decisão foi anunciada pelo senador Romero Jucá (RR), vice-presidente da legenda, que substituiu o presidente nacional do partido, Michel Temer, vice-presidente da República. O PMDB também decidiu que os ministros do partido deverão deixar os cargos. No total, seis ministros da legenda compõem a cúpula do Executivo: Celso Pansera, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Eduardo Braga, ministro de Minas e Energia; Mauro Lopes, Aviação Civil; Kátia Abreu, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Helder Barbalho, Portos; Marcelo Castro, ministro da Saúde; além de Henrique Alves; ministro do Turismo, que anunciou a saída do governo nessa segunda-feira.

Mas não é só no governo federal que os números peemedebistas são expressivos. Na Câmara, 13,25% dos deputados em exercício pertencem ao PMDB. Já no Senado, 18 dos 81 senadores são filiados à sigla. Ou seja, dos 594 parlamentares no Congresso Nacional, 86 são peemedebistas, o que equivale a 14,47%.

Nos estados, o PMDB elegeu sete governadores, dentre as 27 unidades da federação - o que equivale a 25,92% -, além de 996 prefeitos e 142 deputados estaduais.


Confira.





.