O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) tem a aprovação de 10% dos entrevistados em pesquisa do Ibope, divulgada nesta quarta-feira, e desaprovação de 69%. De acordo com o levantamento, 2.002 pessoas, ouvidas em 142 muncípios, avaliaram o governo como ótimo/bom (10%); regular (19%); ruim/péssimo (69%); e não sabe (1%). Segundo a CNI, a soma dos percentuais não iguala 100% em decorrência do arredondamento.
"A presidente está com uma popularidade muito baixa. É o mais baixo desde o governo Sarney. A soma de crise política com econômica gera essa insatisfação e explica popularidade tão baixa", observou ogerente de Pesquisas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca.
Na última pesquisa do Ibope encomendada pela CNI, divulgada em dezembro do ano passado, 9% dos entrevistados aprovavam o governo (consideravam "ótimo" ou "bom"); 70% consideravam a gestão Dilma "ruim" ou "péssima"; e 20%, "regular".
O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
eram "nem favoráveis nem desfavoráveis"; 76%, "mais desfavoráveis"; e 5% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi realizada entre 17 e 20 deste mês, tendo sido iniciada quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado como ministro da Casa Civil e teve início uma série de manifestações na porta do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. .