Em Brasília, grupo de 100 manifestantes se reúne em frente à sede do BC

Integrantes da Frente Nacional de Luta em defesa da reforma agrária estão concentrados em frente ao Banco Central. O ato dá início a Jornada Nacional de Lutas que defende a permanência da presidente Dilma no governo - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Brasília - Em dia de Relatório Trimestral de Inflação (RTI), um grupo de aproximadamente 100 manifestantes se concentra nesta quinta-feira, 31, na portaria principal da sede do Banco Central, em Brasília. A entrada de funcionários ocorria normalmente por volta das 7h45, mas há um reforço policial e também da segurança da instituição em todas as portarias do prédio.

De acordo com alguns manifestantes, o protesto terá adesão de mais pessoas, que ainda vão chegar em pelo menos dois ônibus. Os participantes garantem que o ato não tem qualquer relação com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff - nem contra e nem a favor.

Segundo os manifestantes, o protesto é contra o pagamento da dívida brasileira, o que, segundo eles, aumentará o desemprego no Brasil. Eles também vão pedir mais assentamento para moradias. O grupo pretende ir a pé da sede do BC até o Senado Federal, um percurso de aproximadamente quatro quilômetros que passa pelas vias mais centrais e conhecidas da cidade..