A fim de evitar confrontos e permitir manifestantes de ambos os lados no dia previsto para votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara dos Deputados, a Secretaria de Segurança do Distrito Federal irá dividir o espaço na Esplanada dos Ministérios no próximo domingo, 17 de abril.
No lado Norte, ficarão os favoráveis ao afastamento da petista. No lado Sul, os que defendem a permanência. A área central será ocupada apenas pela equipe de segurança. Os três espaços serão divididos por alambrados de 2,20m.
"O ponto central foi o esforço de garantir a integridade das pessoas e do patrimônio tombado da Esplanada para as pessoas se manifestarem sem por em risco a segurança", disse a secretária de Segurança do Distrito Federal, Márcia de Alencar. Ela ressaltou ainda que o encontro de ambos os lados será a "certeza da maturidade da democracia do povo brasileiro".
Os manifestantes pró-impeachment contestaram o acordo. Eles apresentaram à reportagem uma notificação da Secretaria de Segurança com recomendações para manifestações previstas para o período de 10 a 24 de abril na Esplanada. E alegam que o espaço deveria ser destinado apenas a eles.
Recomendações
Os manifestantes serão orientados a não levar para os atos objetos cortantes, como garrafas de vidro, hastes de madeira ou fogos de artifício. Não será permitido o uso de máscaras e a venda de bebidas alcoólicas.
- Megafones serão recolhidos;
- Instrumentos musicais serão permitidos para emissão de som. Se utilizados para finalidade diversa, poderão ser recolhidos;
- Faixas e bandeiras poderão ser manualmente portadas ou fixadas ao longo dos alambrados de divisão de áreas;
- Balões aéreos e bonecos e/ou símbolos provocativos ou ofensivos estão proibidos;.