Pesquisa do Instituto Datafolha mostra que 77% dos brasileiros e brasileiras querem a cassação do mandado do deputado Eduardo Cunha (PMDB) que ocupa hoje a presidência da Câmara dos Deputados. O levantamento que mostra também que 11% são contrários à cassação e 9% não respoderam foi divulgado neste domingo (10/04) pelo jornal Folha de São Paulo. Na última pesquisa, realizada em março deste ano, 80% queriam a cassação do deputado e 8% eram contrários.
Além de ser réu na Operação Lava-Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, Eduardo Cunha é investigado no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar. O parlamentar mentiu à CPI da Petrobras quando declarou não ter contas não declaradas no exterior. Ele foi denunciado no Supremo Tribunal Federal (STF) em um inquérito que aponta que ele é proprietário de contas secretas na Suíça.
Ontem, o Datafolha mostrou que 61% dos brasileiros querem o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Nas pesquisas de intenções de voto para presidência da República, o instituto avaliou quatro cenários, com diferentes nomes de candidatos do PSDB, e Lula e Marina Silva lideram a disputa.
A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de abril, em 171 municípios, e ouviu 2.779 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os resultados podem exceder ou ficar abaixo dos 100% devido a arredondamentos, explicou o instituto de pesquisa.