Ontem à noite, Dilma tornou sem efeito o decreto que havia nomeado pela manhã José Rodrigues Pinheiro Dória para exercer, também interinamente, a função. O cancelamento da nomeação de Dória foi publicado em edição extra do DOU na noite dessa quinta-feira.
Dória iria substituir Gilberto Occhi, que deixou a Integração Nacional depois que o PP decidiu desembarcar do governo. Dória também é integrante do PP, mas ficaria no posto na cota da ala governista da legenda. No entanto, ontem mesmo Dória também resolveu renunciar ao cargo de ministro porque o PP optou não só por abandonar a base do governo, mas também por fechar questão a favor do impeachment de Dilma, punindo os dissidentes. Dória era também secretário nacional de Irrigação da pasta.
O anúncio oficial do PP deve ser feito nesta sexta-feira após reunião da Executiva Nacional da legenda. Pelo estatuto do partido, o fechamento de questão precisa ser aprovado tanto pela bancada no Congresso quanto pela Executiva.
Sudam
Na edição de hoje do DOU, a presidente ainda exonerou Keila Adriana Rodrigues de Jesus do cargo de diretora de Planejamento e Articulação de Políticas da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e nomeou para o posto Paulo Cesar Figueiredo Ribeiro. A Sudam é vinculada ao Ministério da Integração.
DNIT
A presidente Dilma exonerou também Fernando Fortes Melro Filho do cargo de diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia subordinada ao Ministério dos Transportes, hoje sob o comando do ministro Antônio Carlos Rodrigues, do Partido da República (PR).
Melro Filho, que também pertence aos quadros do PR, estava na diretoria do DNIT desde outubro do ano passado. A exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de ontem.
O PR tem se mantido ao lado do governo no processo do impeachment. Dentro da bancada do PR na Câmara, porém, tem aumentado a corrente em favor do impeachment. Dos 40 deputados, pelo menos a metade já cogita votar contra a presidente.
Itaipu
A edição extra do Diário ainda traz a exoneração de Edésio Franco Passos do cargo de diretor Administrativo da Itaipu Binacional. Para o lugar de Passos, foi nomeado Marcos Antonio Baumgärtner, que terá mandato até 16 de maio de 2017. As respectivas exoneração e nomeação são assinadas pela presidente Dilma e pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.