(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em recado a deputados, Lula diz que acredita que impeachment não passa e propõe pacto

Segundo o ex-presidente, que gravou vídeo destinado aos parlamentares, não se pode dar "passo errado" e colocar em risco as conquistas democráticas e sociais


postado em 15/04/2016 16:09

(foto: Paulo Pinto/ Agência PT)
(foto: Paulo Pinto/ Agência PT)

Ás vésperas da votação do relatório que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) pelo crime de responsabilidade, prevista para ocorrer no próximo domingo, o ex-presidente Lula mandou um recado nesta sexta-feira aos deputados em vídeo publicado em sua página no Facebook. Segundo o petista, todas as conquistas sociais ocorridas nos últimos anos e o fortalecimento da democracia, fruto da Constituição de 1988, podem ser prejudicados pelo que ele chamou de “passo errado e impensado”. Acreditando que o impedimento não terá sucesso, o petista ressaltou que sem a legitimidade das urnas, nenhum governo terá sucesso.

“Os deputados tem que pensar com muita serenidade sobre isso. Uma coisa é divergir do governo, criticar os erros e cobrar mais participação. Este é o papel do Legislativo que deve ser e será respeitado. Outra coisa é embarcar em aventuras acreditando no canto de sereia dos que sentam nas cadeiras antes da hora. Quem trais um compromisso selado nas urnas não vai sustentar acordos feitos nas sombras”, afirmou.

Ainda segundo Lula, não se pode “brincar” com a democracia. A principal liderança política do Partido dos Trabalhadores afirmou que “independente de cargos”, com a derrota do impeachment, já na próxima segunda-feira, estará empenhado em fazer uma nova forma de governo, junto com a Dilma. “Nessa próxima etapa vou usar da minha experiência de ex-presidente para ajudar na recondução do diálogo e unir este país”, ressaltou.

Por fim, ele destaca que o governo tem algumas falhas que precisam ser corrigidas, mas que o país tem totais condições de voltar a crescer e pede confiança para derrotar o impeachment e sair da crise.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)