A presidente Dilma Rousseff decidiu cancelar o pronunciamento que faria na noite desta sexta-feira em cadeia de rádio e TV. A informação de bastidor é que a equipe de assessores do Planalto preferiu não alimentar possíveis novos protestos, como os panelaços que ocorreram durante outras falas de Dilma na TV. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, está sendo avaliada a possibilidade de que a mensagem, já gravada por Dilma, seja exibida neste sábado ou disponibilizada nas redes sociais.
A peça que iria ao ar às 20h desta sexta-feira foi gravada na manhã de hoje. A medida seria a última tentativa de Dilma para tentar derrotar o processo de impeachment contra ela, cuja admissibilidade na Câmara dos Deputados será votada no domingo.
Em suas mais recentes falas públicas, a presidente tem feito questão de ressaltar que o processo de impeachment que corre contra ela por crime de responsabilidade é, na verdade, uma estratégia de golpe contra a democracia.
Lula
Quem aderiu a estratégia de usar vídeos para falar sobre o impeachment foi o ex-presidente Lula. Ele gravou uma mensagem, principalmente, aos deputados que votarão no domingo. Segundo o petista, todas as conquistas sociais ocorridas nos últimos anos e o fortalecimento da democracia, fruto da Constituição de 1988, podem ser prejudicados pelo que ele chamou de “passo errado e impensado”. Acreditando que o impedimento não terá sucesso, o petista ressaltou que sem a legitimidade das urnas, nenhum governo terá sucesso.