As manifestações a favor e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em Belo Horizonte se concentram em dois pontos.
Na Praça da Estação os manifestantes acompanham a votação em um telão montado no local. Para aliviar o forte calor que faz nesta tarde, um caminhão-pipa molhou os participantes do ato. Os favoráveis à Dilma começaram a programação por volta das 10h da manhã, com desfile de blocos que partiu da Praça Raul Soares e seguiu até a Estação.
Já na Praça da Liberdade os manifestantes também acompanham a votação na Câmara dos Deputados via telão. Os favoráveis à saída da presidente comemoram a cada fala de deputados que pedem o impeachment e vaiam os que apoiam a petista.
Nos dois locais a PM informou que “irá disponibilizar policiamento em ambos os locais acordados com as lideranças, a fim de manter a integridade física das pessoas e do patrimônio público durante todo o desenrolar do ato”. A corporação pediu ainda que aqueles que participam das manifestações evitem aglomerações ou deslocamentos em locais que não foram combinados, a fim de evitar transtornos.
Reações
Nas duas praças todas as vezes em que parlamentares contrários vão à tribuna da Câmara para se pronunciar ocorrem reações. Na Praça da Liberdade, os apoiadores do impeachment aumentam o som quando os os contrários ao impedimento estão falando. Já na Estação, quando os apoiadores da saída de Dilma estão discursando a transmissão é interrompida. .