Em solenidade organizada pelo movimento "Os Patriotas" na Praça Tiradentes, centro de Belo Horizonte, 60 pessoas foram homenageadas com a entrega de medalhas por serviços realizados nos últimos anos, considerados "relevantes" para a aprovação, na Câmara dos Deputados, da admissibilidade o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, segundo informou ontem Syllas Valadão, um dos fundadores do movimento.
Homens em terno e gravata e mulheres em traje esporte fino se instalaram em duas tendas no canteiro central da avenida Afonso Pena na intercessão com a avenida Brasil, de frente para o monumento de Tiradentes, e receberam a medalha, que tem projeto artístico de Yara Tupinambá.
A manifestação, que ocorre paralelamente à entrega da Medalha da Inconfidência hoje, em Ouro Preto, que tem Pepe Mujica como um de seus homenageados, integrará, segundo Valadão, o calendário permanente das festividades de 21 de abril em Belo Horizonte. No texto de convocação para o ato, foi feito o chamamento: "Enquanto lá entregam a medalha dos traidores, o Patriotas entregará a medalha patriótica, do amor à verdade e respeito à pátria". Ao fim do evento, o boneco "Pixuleco", que representa o ex-presidente Lula em trajes de presidiário, foi inflado, sob aplausos dos cerca de 60 presentes.