(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anastasia é eleito relator da comissão do impeachment no Senado

O senador Antonio Anastasia foi eleito neste terça-feira relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que tramita na comissão especial do Senado


postado em 26/04/2016 12:26 / atualizado em 26/04/2016 13:12

Senador Antonio Anastasia(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Senador Antonio Anastasia (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) foi eleito, nesta terça-feira, relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) que tramita em comissão especial do Senado. Mais cedo foi eleito por aclamação, sem contestação, uma vez que não houve candidatura concorrente, o presidente que vai dirigir os trabalhos do colegiado, o senador Raimundo Lira (PMDB/PB). Apesar de os partidos da base governista (PT, PDT e PCdo B) votarem contra, não houve indicação de candidato adversário ao senador tucano. Anastasia foi eleito com os votos das lidernaças do PSDB, DEM, PSD, PR, PV, PP e PSB.

Após a eleição, o colegiado será instalado hoje, começa a contar o prazo de 10 dias de tramitação. Em seguida, o texto é analisado pelo próprio colegiado para, na sequência, ser levado ao plenário do Senado. A previsão é que ass votações ocorram em 9 e 12 de maio, respectivamente. Se mais da metade dos 81 senadores se manifestarem favorável ao impeachment, a presidente é afastada por 180 dias e o vice, Michel Temer, assume o Planalto.

O segundo maior bloco da casa com quatro senadores, da oposição — composto por PSDB, DEM e PV — escolheu o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) para o cargo. A indicação gerou polêmica com os defensores do governo que, devido ao fato de Anastasia ser do PSDB e próximo ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado à presidência em 2014, alegam que ele não terá a isenção necessária na produção do relatório final do grupo.

O debate em torno do nome do relator extrapolou as reuniões de líderes e tomou conta do plenário na tarde dessa segunda-feira (25). Nesta terça-feira, o debate em torno do nome de Anastasia voltou a ser polêmica entre oposição e governistas.

Agenda

O futuro presidente da comissão especial adiantou nessa segunda-feira (25) que ainda nesta semana os advogados que apresentaram o pedido de impeachment de Dilma – Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior – serão ouvidos pelos senadores. No dia seguinte, será a vez do ministro da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo, fazer a defesa da presidente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)