A prisão do prefeito ocorreu em Brasília, horas depois de a mulher dele, a deputada Raquel Muniz (PSD), ter votado a favor da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e citado o marido como exemplo. “O meu voto é pra mostrar que o Brasil tem jeito e o prefeito de Montes Claros tem mostrado isso para todos nós com sua gestão”, disse Raquel, que, na sequência, repetiu “sim, sim, sim”, articulando os braços. O vídeo do voto dela teve grande número de visualizações nas redes sociais.
Segundo a PF, as investigações concluíram que o prefeito e a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, também presa, “direta e indiretamente, valendo-se de meios fraudulentos, tentaram destruir e/ou inviabilizar a existência e o funcionamento” dos hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade – Santa Casa, Aroldo Tourinho, Dilson Godinho e Universitário Clemente de Faria – para favorecer o Hospital Mário Ribeiro, do grupo Soebras.
Confira a íntegra da carta.
Carta para os Secretários Municipais e Amigos Colaboradores da PMMC.
Montes Claros, 29 de abril de 2016.
Amigos,
Hoje completaram 12 dias que fui preso e senti a vontade de escrever para vocês e contar um pouco do que tenho refletido e pensado. Sobre todos os acontecimentos destes 40 meses que estamos governando Montes Claros.
Em primeiro lugar, quero informá-los que procuro sempre estar preparado para enfrentar todas as situações. Chamo isso de ESTADO DE PRONTIDÃO. Essa é uma condição essencial para convivermos de forma saudável neste mundo habitado por uma grande diversidade de pessoas, na maioria boas, mas algumas mal intencionadas.
Espero sempre o melhor das pessoas. Procuro fazer o melhor possível e servir sempre.
Não sintam pena de mim. Não estou preso porque roubei, desviei, retive, por ter prejudicado os hospitais ou por ter ameaçado pessoas. Estou preso porque ameaço o sistema de privilégios que perdura em nossa cidade há muitos anos.
Não aceitei ser dobrado, ser conivente e fechar os olhos para o errado. Não aceitei que a Prefeitura Municipal de Montes Claros pagasse por serviços não feitos. Estou preso porque lutei e luto para as coisas funcionarem. Não aceitei deixar tudo como sempre estava. Propus um novo jeito de governar. Sem "ajeitos", jeitinho, privilégios que de qualquer forma prejudicassem o erário público. Nossa administração é de verdade o que diz nosso slogan nas campanhas publicitárias: TOLERÂNCIA ZERO COM A CORRUPÇÃO.
Desta forma, sem mágicas, com muita transparência em tudo, imprimimos um jeito simples de governar, fazer sempre o certo e o melhor para a população de Montes Claros. Acima de tudo sendo justo com todos. Valorizando quem trabalha e faz.
Vocês lembram. Quando tomamos posse em janeiro de 2013, enxuguei a máquina, reduzi o número de secretarias e de cargos comissionados. Paguei as dívidas, regularizei o nome da Prefeitura, poupei recursos, construímos um planejamento e trabalhamos para aumentar a arrecadação. Passamos a comprar tudo pelo preço de mercado. Pelos preços que as pessoas pagam no seu dia a dia.
A cidade melhorou e melhora a cada dia. Os pagamentos dos salários são feitos antes do vencimento. Os prestadores de serviços e fornecedores de produtos recebem também em dia. As nossas licitações são limpas e atraem bons fornecedores. Há disputas de verdade, os preços baixaram e estamos conseguindo fazer as obras que a cidade sonhava.
Investimos na educação como nunca antes havia sido realizado: material escolar, livros didáticos, uniforme, aulas de línguas, informática, educação em tempo integral, valorização dos servidores e, em especial, dos professores. Aumentamos o número de alunos da rede municipal de 20 mil para em torno de 38 mil estudantes, incluindo os jovens do PRÉ-ENEM.
Na saúde atingimos 100% de cobertura na atenção básica: 137 equipes de Estratégia Saúde da Família.
Pagamos os melhores salários do país para os professores, agentes comunitários de saúde e combate a endemias e para os garis. Somos com certeza um governo que tem dado certo, tem melhorado substancialmente a cidade de Montes Claros. Claro que tudo isso é fruto de um trabalho em equipe e contou, especialmente com a SUA participação. Você que aceitou ser Prefeito junto comigo. Você que emprestou seu talento e competência para o serviço público, MUITO OBRIGADO, em meu nome e de toda a população de Montes Claros.
Neste momento difícil do nosso governo é que você pode demonstrar toda a sua solidariedade para comigo, para com a Secretária Ana Paula Nascimento e todo o povo de Montes Claros. Dê o melhor de você, chegue cedo, cumpra seu horário, cumpra sua agenda, realize o planejamento de sua área, supere, faça mais do que está previsto. Não perca tempo, faltam ainda oito meses para concluirmos o nosso mandato. Dê o seu melhor. Continue firme, de cabeça erguida, faça o certo e o melhor para nossa gente.
Confio em você, conto com você. Não tenha medo. Não se sinta ameaçado. Não fizemos nada de errado. Você sabe disso. Vamos sair dessa situação.
A verdade sempre vence a mentira. O bem igualmente vencerá o mal.
Não deixe que as notícias da TV, jornal, rádio ou da Internet te abalem. As palavras, sons e imagens têm o valor que nós dermos para elas. Pense em quem está por trás da publicação. Não dê às pessoas do mal o poder de te afetar. Sua consciência limpa, segura, servidora, comprometida com a verdade está em comunhão com o nosso bom Deus. Ele saberá reconhecer o seu valor. Seja do bem, pois você é divino. A essência de tudo está no seu coração. Passe a saber o que realmente tem valor na vida: paz de espírito, dever cumprido, legado deixado em agradecimento aos dons e talentos recebidos.
Que nosso bom Deus possa abençoar vocês também.
Muito obrigado. E dediquem orações, carinho e cuidados à Ana Paula Nascimento.
Ruy Muniz".