Brasília, 11 - Em ato prestigiado pelas bancadas da Câmara e do Senado, o senador Blairo Maggi (MT) se filiou na tarde desta quarta-feira, 11, ao PP. O parlamentar ingressou na legenda para viabilizar sua indicação para o comando do Ministério da Agricultura no futuro Michel Temer na cota de sua nova sigla. Até então, ele era filiado ao PR. O suplente de Maggi no Senado, Cidinho Santos, também deixou o PR e se filiou ao PP na tarde desta quarta-feira. Dessa forma, mesmo com a licença de Blairo Maggi, a bancada do partido no Senado Federal aumentará para ter sete senadores. Atualmente, a bancada da Câmara tem 47 deputados em exercício.
Maggi vinha negociando sua filiação ao PP desde a semana passada, após ser convidado pelo presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI). Além da indicação para Agricultura, o dirigente também vislumbra que o futuro ministro possa ser o candidato do PP para as eleições presidenciais de 2018.
"Esse é um dia marcante para nosso partido. (...) Você é uma grande referência do agronegócio e traz de volta para nossa a grande bandeira do agronegócio do nosso partido", afirmou Ciro Nogueira em discurso. O dirigente contou que há um ano tentava trazer o senador para o partido.
Agrônomo de formação, Blairo Maggi tem forte atuação no agronegócio. Ele é dono de várias empresas ligadas ao setor e chegou a ser conhecido como o "rei da soja". O senador tem 59 anos e, apesar de ser representante do Mato Grosso, Estado do qual já foi governador, nasceu em Torres (RS).