Como era previsto, o Senado aprovou por 55 votos a 22 a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Foram mais de 20 horas de sessão, que começou na manhã dessa quarta--feira (11). De acordo com o senador e presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), a presidente será comunicada do impedimento e deverá ser afastada do exercício da presidência da República por até 180 dias. "Ela continuará com as prerrogativasdo exercício do cargo", disse Callheiros. (Veja como foi a sessão que afastou a presidente Dilma Rousseff do cargo)
Vice assume
O vice-presidente Michel Temer assume a presidência interinamente o governo até que o Senado julgue o mérito neste prazo de até 180 dias. Se aprovado, por dois terços dos 81 senadores, a presidente será afastada em definitivo.
Reunião ministerial
Cotado para assumir a Casa Civil no governo interino de Michel Temer, o ex-ministro Eliseu Padilha afirmou na noite dessa quarta-feira ( 11), ao deixar o gabinete do vice-presidente, onde estava reunido com Temer, que a equipe deve assumir o governo nesta quinta-feira. Ele disse também quetodos iriam trabalhar durante a noite para se preparar para assumir o governo. "Vamos trabalhar agora à noite para concluir os atos que dizem respeito à posse dos ministros", disse.
Padilha afirmou que também hoje Temer deve fazer a primeira reunião ministerial e depois dará uma declaração à imprensa.
Dilma
A presidente Dilma Rousseff falará à imprensa nesta quinta-feira, às 10h, no salão leste do Planalto, informou nesta quarta-feira a assessoria da Presidência.
O Planalto confirmou também que a presidente gravou um vídeo nessa quarta-feira (11) para comentar a decisão. Ele será disponibilizado nas redes sociais. A decisão de escolher as redes sociais e não convocar cadeia de rádio e TV repete uma estratégia já utilizada pela presidente. Segundo interlocutores, Dilma foi aconselhada pelo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, a não usar as rádios e televisões para evitar possíveis questionamentos jurídicos.
Além disso, segundo interlocutores, nas redes sociais, Dilma "terá mais liberdade" para fazer críticas a seus opositores.
Passo a passo do afastamento
A presidente Dilma será notificada da decisão do Senado de afastá-la por até 180 dias por volta das 10h da manhã desta quinta-feira. Em seguida, previsto para as 10h30, ela concederá entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
O vice-presidente Michel temer será notificado do afastamento da presidente por volta das 11h. E, por volta das 11h30, Dilma deverá deixar o Palácio do Planalto e, na sequência, está marcado um pronunciamento da presidente no Praça dos Três Poderes.
.