"Reputo de injusto o afastamento da Presidente da República pelo Congresso Nacional com a conivência do Supremo Tribunal Federal, pois não se provou qualquer crime de responsabilidade como estabelece a Constituição", escreveu Pinguelli, em carta de 12 de maio endereçada ao presidente em exercício Michel Temer.
O FBMC foi criado ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, em 2000. Pinguelli estava no cargo de secretário-executivo desde 2004. O órgão, formado por cientistas de várias áreas que pesquisam as mudanças climáticas, tem o papel de auxiliar o governo nas políticas e acordos internacionais sobre o tema.
"O fórum teve várias reunião com o Presidente da República e Ministros apresentando sugestões que foram incorporadas no Plano Nacional de Mudanças Climáticas e na Lei Nacional sobre Mudanças Climáticas, bem como contribuiu para o Compromisso do Brasil na Conferência do Clima da ONU.
No momento, o fórum estava discutindo as propostas para o Plano de Adaptação nos diversos setores em ligação direta com a Ministra do Meio Ambiente", diz Pinguelli na carta, referindo-se à ex-ministra Izabella Teixeira, substituída pelo deputado federal Sarney Filho (PV-MA), que já havia ocupado o cargo no governo Fernando Henrique..