Pimentel entrega 350 títulos de propriedades rurais em Minas Gerais

De acordo com dados do governo, desde o ano passado, foram investidos R$ 5 milhões para recadastrar 5,1 mil famílias do Norte, Mucuri, Baixo e Médio Jequitinhonha

Estado de Minas
A solenidade foi sediada em Minas Novas e teve a presença de dezenas de agricultores - Foto: Manoel Marques/Imprensa MG

O governador Fernando Pimentel (PT) entregou nesta sexta-feira 350 títulos de propriedades rurais a famílias dos municípios de Minas Novas, Chapada do Norte, Turmalina, Frei Gaspar, Porteirinha e Serranópolis de Minas. A ação faz parte do Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural – segundo o governo, paralisado desde 2011. A solenidade sediada em Minas Novas, contou com a presença de mais de 300 agricultores e posseiros dos territórios de desenvolvimento do Norte, Mucuri e Alto Jequitinhonha.

O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e o cadastramento é feito em parceria com a Emater-MG e uma força-tarefa composta por prefeituras, câmaras municipais, Incra, cartórios e federações de quilombolas e de agricultores, entre outros.

Em discurso, o petista destacou a importância da ação e da proximidade entre a administração estadual e a população. “Cada título é uma vida para as famílias. Vocês merecem o meu carinho, o meu apoio. Mas tem outra coisa além dos títulos: se a gente não vai onde o povo está, como é que poderíamos saber, por exemplo, da angústia de Chapada do Norte, da falta de água nesse município? É preciso vir e conversar com as pessoas”, afirmou.


Segundo diagnóstico do governo de Minas Gerais, mais de 53 mil famílias tinham demandas de titulação de posse da terra, 16 mil processos estavam engavetados e 37 mil famílias já haviam sido cadastradas. Desde o ano passado, a Seda investiu cerca de R$ 5 milhões para recadastrar 5,1 mil famílias nos territórios do Norte, Mucuri, Baixo e Médio Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Aço e Caparaó. .