(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto na Assembleia quer transformar 'Oh Minas Gerais' em hino oficial do estado

O Legislativo formou comissão para analisar a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que oficializa a música como um dos símbolos do estado.


postado em 10/06/2016 10:30 / atualizado em 10/06/2016 10:52


Com a reforma administrativa enviada pelo Executivo parada e sem votar nada este mês, a Assembleia Legislativa constituiu comissão especial para analisar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que transforma a música “Oh Minas Gerais” em hino oficial do estado. A composição do grupo foi anunciada nesta quinta-feira, conforme comunicação da Presidência da Casa em plenário. A partir daí, o grupo vai se reunir para eleger presidente e um relator, que dará parecer sobre a matéria.

O texto inclui o hino no ato das disposições transitórias e prevê que a mudança da música só poderá se dar por concurso promovido pela Assembleia Legislativa e desde que a canção tenha como tema a inconfidência mineira. A temática já estava prevista na Constituição, que coloca como símbolos do estado a bandeira, o hino e o brasão. A proposta foi apresentada em novembro de 2015 e estava parada desde então.

“Dá tristeza você ver no campeonato brasileiro, quando um time mineiro joga contra um do Rio de Janeiro, São Paulo ou do Rio Grande do Sul, toca o hino deles e quando eles jogam em Minas não tem um hino mineiro. Todos têm hinos oficiais dos seus estados e Minas Gerais não tem”, explica do deputado Isauro Calaes (PMDB), autor da proposta. Segundo o deputado, a música “Oh Minas Gerais” é cantada em todos os lugares e representa o estado, mas, por não estar na lei, não é tocada em eventos oficiais.

“Quero oficializar esse hino, mesmo que não definitivamente. Se um dia o estado achar um que seja melhor, o que eu duvido, que passe a ser o escolhido”, diz. Isauro Calaes reconhece que há projetos mais importantes que o seu na fila para serem votados e afirma ter ele mesmo apresentado outros mais relevantes, como na área de proteção ao idoso, mas acredita que o texto possa ser votado. “Cada parlamentar tem que fazer o que eu faço. Estou presente nas agendas da Assembleia, no plenário e nas comissões cumprindo meu papel. Acredito que crise nenhuma pode paralisar a assembleia”, afirma.

O estado fez concursos em 1964 e 1985 para escolher o hino mas não obteve sucesso. Depois disso, na Constituição Mineira de 1989 foi estabelecido que seria obrigatório fazer um concurso para evitar gastos com direitos autorais. Por deliberação da Assembleia, em 1992, foi feito uma seleção, mas as músicas foram eliminasdas por não alcançar os padrões de métrica, tema e qualidade.
A música Óh Minas Gerais consta do site do governo, mesmo não sendo o hino oficial, como canção de maior popularidade fora do estado. É uma adaptação de uma valsa italiana chamada Viene sul mare, introduzida no Brasil no início do século XX. O compositor mineiro José Duduca de Morais é autor da letra e a canção foi gravada pela primeira vez em 1942.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)