O ex-presidente do Clube Atlético Mineiro Alexandre Kalil (PHS), se reuniu nesta quarta-feira com os senadores Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, e Antonio Anastasia (PSDB) para comunicar que está oficialmente concorrendo como pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte. O encontro ocorreu em Brasília e foi divulgado pela assessoria de imprensa dos tucanos que afirmou que Aécio “agradeceu a atenção de Kalil”. A candidatura também foi confirmada pelo PHS, partido de Kalil.
Em março deste ano, o ex-dirigente atleticano se filiou à legenda pela qual pretende disputar o pleito, o PHS. Na época, ele não deu certeza se disputaria, mas afirmou que se as pesquisas apontassem seu nome como uma possibilidade real se colocaria à disposição do partido. "Não sou político, mas sou um gestor e gosto de ver meu povo alegre. Minha melhor recompensa era ver minha torcida alegre e, a partir do momento que acontecer alguma coisa, a torcida passa a ser o povo de BH", afirmou no dia da filiação.
Na disputa de 2014, Alexandre Kalil iniciou campanha para deputado federal, mas desistiu de disputar. No entanto, a intenção neste ano parece não ser a mesma. Após confirmar bom desempenho nas pesquisas internas do partido, o ex-dirigente já autorizou a formação de sua equipe para concorrer. Kalil também tem conversado com outras legendas, como o PP, para compor aliança.
Pesquisa com intenções de voto para a PBH, feita pelo Instituto Giga, divulgada no dia 12 deste mês pelo Estado de Minas, mostra Kalil na segunda posição com 6% dos possíveis votos. O candidato do PSDB, João Leite, que também atuou como goleiro do Galo, apareceria em primeiro com 17%.
Além de João Leite e Alexandre Kalil estão postos como pre-candidatos Paulo Brant (PSB), o vice-prefeito de BH, Délio Malheiros (PSD), os deputados federais Eros Biondini (PROS) e Marcelo Álvaro Antônio (PR), e o deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT). Pelo PT disputam internamente o deputado estadual Rogério Correia, o ex-vice-prefeito Roberto Carvalho e o deputado federal Reginaldo Lopes.