Jornal Estado de Minas

Cinco deputados oficializam candidatura à presidência da Câmara

Em pouco mais de 24 horas após a renúncia de Eduardo Cunha à presidência da Câmara, cinco deputados formalizaram a inscrição para disputar a principal cadeira da Casa. Os parlamentares que já se inscreveram até agora são: Beto Mansur (PRB), Fausto Pinato (PP), Carlos Gaguim (PTN), Carlos Manato (SD) e o ex-ministro da Saúde Marcelo Castro (PMDB).

O primeiro-secretário da Câmara, deputado Beto Mansur anunciou nesta sexta-feira (8) que o novo presidente precisa ser um deputado compromissado com as medidas econômicas propostas pelo Palácio do Planalto, o que considerou ser uma “pauta de maldade”.

“O novo presidente da Casa tem que ser alguém que tope tocar uma pauta de maldade, uma pauta impopular. Esse deputado precisa ser alguém em consonância com o que é preciso fazer para auxiliar o governo em políticas de terceirização, mudança da lei trabalhista e defesa da Lei da Previdência”, afirmou Mansur.

O primeiro a registrar a candidatura foi o deputado Fausto Pinato, que fez a inscrição ainda na quinta-feira (7), na Secretaria-geral da Mesa. O prazo de registro vai até o meio-dia do dia da eleição. Ainda existe um embate entre líderes parlamentares e o presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP) sobre a data do pleito.


Na noite de quinta-feira, o deputado Gaguim (PTN) divulgou para seus colegas do parlamento, por meio do Whatsapp, um santinho anunciando sua candidatura. O pedido de apoio pegou muito mal para o deputado, que errou no português: “Presiso do seu voto” (sic), pediu o deputado. .