O juiz Sérgio Moro mandou soltar nesta sexta-feira Roberto Ribeiro Capobianco, presidente do Conselho Administrativo da Minas Arena, consórcio que administra o estádio do Mineirão. Ele foi preso na 31ª fase da Operação Lava-Jato, denominada de “Abismo”, deflagrada na última segunda-feira pela Polícia Federal e Ministério Público Federal. Capobianco também é presidente da Construcap, construtora acusada de participar das fraudes investigadas. Apesar da participação, as investigações não afetam a Minas Arena.
Leia Mais
Presidente do conselho da Minas Arena está entre presos da Operação Lava-Jato Donos da Construcap são presos na Operação AbismoMoro manda conduzir Walter Torre na Operação AbismoLiminar determina que Minas Arena apresente contabilidade desde sua formaçãoEm troca de liberdade, Moro estabeleceu medidas cautelares, como comparecimento a todos os atos processuais e de investigação aos quais forem chamados. Na decisão, o juiz alertou que o descumprimento da medida acarretará na expedição de mandato de prisão preventiva.
Em nota no dia da prisão, a Minas Arena ressaltou que as investigações “não tem relação alguma com o Mineirão, e não causam nenhum impacto na operação do estádio”. Se colocou à disposição dos órgãos competentes para qualquer esclarecimentos.
Já a construcap informou, via assessoria de imprensa, que não pretende comentar o assunto.
De acordo com o MPF, as fraudes que levaram a mais uma etapa da Lava-Jato foram descobertas após acordo de leniência - como é chamada a delação premiada de empresas -, da Carioca Engenharia. As irregularidades ocorreram nos contratos e construção do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro.
São investigados os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitação, no que configurou, segundo a PF, um esquema que impôs prejuízos sistemáticos à Petrobras, através inclusive da realização de pagamentos indevidos a funcionários da companhia e repasses de dinheiro a partido político em decorrência de negócios fechados com outras empresas.
.