Já começam a circular nos celulares dos deputados o 'santinho' de Rogério Rosso (PSD-DF) para a eleição da presidência da Câmara. O slogan da campanha será "Responsabilidade, Serenidade e Coerência". Nesta manhã, o parlamentar confirmou que será candidato.
Entre os motes da campanha, Rosso vai defender a autonomia do Legislativo, a ampliação do diálogo entre os poderes, a valorização do colégio de líderes na definição da pauta de votação, o respeito do trabalho das comissões e a redefinição dos horários das sessões. A proposta também visa a valorização da bancada feminina e dos servidores da Casa.
Nome tido como forte, Rosso aparentemente já atraiu a atenção do presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que, ao vê-lo, disparou: "Presidente!". A jornalistas, Rosso disse que ele se referia a outra função, a de presidente da comissão do impeachment, cargo que já ocupou.
Em outra situação inusitada, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que compõe bancada que não apoiará Rosso, segurou o microfone para a entrevista do candidato do PSD. Ele fez uma pergunta sobre o por que de Rosso lançar candidatura, mas acabou não tendo resposta.
Na Casa, outros candidatos já começam a se mobilizar para a campanha. Até o meio da tarde desta segunda-feira, dois parlamentares já haviam feito discursos em plenário - Carlos Gaguim (PTN-TO) e Carlos Manato (SD-ES).
A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, levou na tarde desta segunda-feira uma claque uniformizada para protocolar sua candidatura à Presidência da Casa.
Também candidato, o deputado Carlos Gaguim (PTN-TO) contratou um grupo de modelos uniformizadas para circular pelos corredores da Câmara. A eleição que definirá o "presidente tampão" da Câmara será na quarta-feira, dia 13.