Brasília, 13 - Com a saída de Beto Mansur (PRB-SP), Maria do Rosário (PT-SP) e Fausto Pinato (PP-SP) da disputa pela sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara, o pleito terá 14 candidatos.
O candidato com maior apoio do chamado Centrão, Rogério Rosso (PSD-DF), operou pela desistência de candidatura de outros potenciais rivais. Ao retirar seu nome do pleito, Beto Mansur anunciou apoio a Rosso e disse que defendia a "unidade". Fausto Pinato teria seguido a mesma orientação.
Leia Mais
Cunha tenta se salvar e briga esquenta sucessãoEleição de novo presidente da Câmara é adiada para 19 horasBancada do PT deve apoiar Marcelo Castro para presidência da Câmara, diz FlorenceEm discurso, Erundina critica quem tomou mandato da 1ª presidente eleita do PaísEntretanto, o líder do PT, Afonso Florence (BA), disse que pelo menos 48 dos 58 votos da bancada seriam para o peemedebista Marcelo Castro (PMDB-PI), que foi ministro de Dilma Rousseff e votou contra o impeachment da petista. Junto com o PDT, o partido acredita que deve apoiar Castro como uma reação ao governo Temer. O deputado conta com o apoio também de parte do PMDB.
O deputado Carlos Manato (SD-ES) não retirou sua candidatura, mas de acordo com outros membros do partido, ele não é o candidato oficial da sigla e não terá o apoio da bancada.
Mansur anunciou a retirada de sua candidatura no início desta tarde e declarou apoio ao nome de Rogério Rosso. "Estou retirando em prol da unidade. Faço isso porque havia um número elevado de candidatos e ninguém sabe quem irá para o segundo turno", afirmou Mansur em entrevista coletiva à imprensa realizada no Salão Verde da Câmara.
Antes do início da sessão, previsto para as 16 horas, Rosso ainda deve conversar com outros candidatos que representam o Centrão. Entre eles, Cristiane Brasil (PTB-RJ). "Foi fundamental esse desprendimento do deputado (Beto Mansur) e de apoiar nossa candidatura.
Votação
A votação é secreta e feita em cabines. Após o resultado do primeiro turno, será feito um intervalo de uma hora para que se inicie a votação do segundo turno entre os dois candidatos mais votados.
Os candidatos terão, cada um, dez minutos para discursar e apresentar suas propostas. A ordem dos discursos foi definida em sorteio. Rodrigo Maia será o primeiro a discursar. O último a falar será Orlando Silva.
Veja a sequência completa dos discursos:
1º Rodrigo Maia (DEM-RJ)
2º Evair Vieira de Melo (PV-ES)
3º Miro Teixeira (Rede-RJ)
4º Giacobo (PR-PR)
5º Cristiane Brasil (PTB-RJ)
6º Luiza Erundina (Psol-SP)
7º Fabio Ramalho (PMDB-MG)
8º Carlos Manato (SD-ES)
9º Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)
10º Marcelo Castro (PMDB-PI)
11º Rogério Rosso (PSD-DF)
12º Gilberto Nascimento (PSC-SP)
13º Esperidião Amin (PP-SC)
14º Orlando Silva (PCdoB-SP).