São Paulo, 13 - A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) lançou, nesta quarta-feira, 13, uma petição online contra o projeto de lei do Senado Federal que muda as regras atuais da Lei de abuso de autoridade (PLS 280/2016). A petição consta do domínio Avaaz e será entregue a todos os 81 senadores da República.
O relator do projeto é o senador Romero Jucá (PMDB/RR). Alvo da Operação Lava-Jato, Jucá caiu no grampo do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado supostamente tramando contra a investigação que derrubou o esquema de propinas instalado na Petrobras entre 2004 e 2014.
Para a Associação, "alguns artigos da proposta criminalizam diretamente a atividade judicial, abrindo a possibilidade de punição ao juiz pelo simples fato de interpretar a lei".
Leia Mais
Procuradores da República pedem rejeição de projeto de abuso de autoridadeJucá marca votação de abuso de autoridade para depois do recesso legislativoMendes diz que projeto de abuso de autoridade não tem relação com Lava-JatoContribuinte paga R$ 283 mil por reforma no gabinete do senador Romero JucáJuízes federais e procuradores fazem ato contra projeto sobre abuso de autoridadeA Ajufe informou que recebeu o convite do relator da proposta na Comissão da Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação da Constituição do Senado Federal, Romero Jucá (PMDB-RR), para apresentar sugestões. O parecer deverá ser votado no próximo dia 16 de agosto.
"Sem um Judiciário independente os juízes não podem fazer seu trabalho e ficarão à mercê de poderosos, verdadeiros alvos dessas Operações", afirmou o presidente da Ajufe, Roberto Veloso. "Vamos dar força para a magistratura continuar seu trabalho.".