Porto Alegre - A ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL) lidera a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, de acordo com pesquisa do Instituto Methodus divulgada nesta sexta-feira, dia 15. No primeiro cenário estimulado, ela aparece com 20,8% das intenções de voto. A seguir figuram Raul Pont (PT), com 14,5%; Sebastião Melo (PMDB), com 13,7%; e Vieira da Cunha (PDT), com 11%.
Ainda neste cenário, Nelson Marchezan Junior (PSDB) está em quinto lugar, com 6,5% das intenções de voto, e Mauricio Dziedricki (PTB), em sexto, com 1,7%. A sétima posição é ocupada por Carlos Gomes (PRB) e Wambert Di Lorenzo (PROS), ambos com 0,8%. Brancos e nulos somam 15,3% e indecisos, 14,8%.
Leia Mais
'Temer tem menos popularidade que eu', diz Luciana GenroPara Luciana Genro, Cunha é um "criminoso de alto calibre"'Contra família criminosa não tem estatuto né?', diz Luciana Genro a CunhaLuciana Genro: "Não aceitaremos que a precarização do mercado de trabalho"Em fevereiro deste ano, Manuela - que foi deputada federal por dois mandatos e concorreu à Prefeitura em 2008 e 2012 - anunciou que não seria candidata nas eleições de outubro, apesar de liderar as pesquisas. Na época, ela explicou que abdicava da disputa para se dedicar à filha pequena, nascida em agosto de 2015.
Havia a percepção de que Luciana sairia beneficiada com a desistência de Manuela, fato que ficou comprovado na divulgação da pesquisa atual.
O Instituto Methodus realizou uma segunda simulação estimulada de primeiro turno, com menos candidatos. Neste caso, Luciana Genro aumenta sua vantagem em relação aos outros pré-candidatos, com 22,3% das intenções de voto.
A pesquisa também realizou diversas simulações de segundo turno. Numa possível disputa entre Luciana Genro e Raul Pont, a pré-candidata do PSOL alcança 31,0%, contra 22,3% do petista. No embate entre Luciana Genro e Sebastião Melo, ela aparece com 30,3%, enquanto o peemedebista, que é o atual vice-prefeito da capital gaúcha, fica com 26,7% das intenções de voto. Já no confronto de Luciana Genro com Vieira da Cunha, a pré-candidata do PSOL tem 30,8% das intenções de voto, enquanto o aspirante do PDT fica com 25,5%.
Rejeição
A pesquisa do Instituto Methodus também avaliou a rejeição dos candidatos. Na rejeição múltipla, onde o entrevistado pode rejeitar mais de um candidato, Raul Pont aparece com 24,5%, Luciana Genro tem 22,2%, Vieira da Cunha ficou com 17,0%, Sebastião Melo tem 16,8%, Nelson Marchezan Jr tem 16,2%, Carlos Gomes ficou com 12,5%, Mauricio Dziedricki teve 12,2% e Wambert Di Lorenzo alcançou 10,8%.
O levantamento foi feito entre os dias 7 e 10 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos porcentuais para mais para menos, com um intervalo de confiança de 95%.