Durante lançamento da candidatura a prefeito de Belo Horizonte pela Rede do deputado estadual Paulo Lamac, a porta-voz nacional da Rede, ex-senadora Marina Silva, classificou como “tecnicamente competente” a equipe econômica do presidente interino Michel Temer (PMDB) e criticou os 13 anos dos governos Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. Marina também rechaçou a defesa que vem sendo feita por vários setores de que o afastamento de Dilma é um golpe. Para ela, o impeachment está previsto na Constituição Federal e não pode ser chamado dessa maneira.
“Agora temos pelo menos uma equipe econômica competente tecnicamente , ziguezagueando tentando desviar do abismo, mas ainda com movimentos contraditórios porque quando o presidente interino assumiu disse que ia cortar 4000 cargos de confiança, no entanto aprovou 14 mil novos cargos em uma votação no Congresso”, afirmou a senadora que também garantiu que a Rede não vetará nenhum partido na formação de alianças nessas eleições.
A crise pela qual o país atravessa, segundo ela, é responsabilidade dos governos petistas. “Boa parte dos problemas que estamos enfrentando na economia, na degradação social, enfim, tudo que está acontecendo no país tem a ver com o projeto político que foi sobretudo implantado nos 13 anos do governo PT e do PMDB que, juntos, como irmãos siameses produziram essa crise”, afirmou. Marina disse que nesses anos nunca viu o PMDB fazer nenhum tipo de crítica ao governo petista enquanto participou dele.