Em meio às investigações da Operação Lava-Jato que tem movimentado o mundo político nos últimos dois anos, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu um tempo nos assuntos espinhosos para ser homenageado. Atleticano, Janot foi agraceado com o Galo de Prata pelo presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno.
A homenagem foi nessa quinta-feira à noite, em Belo Horizonte, na sede do clube no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul. Rodrigo Janot está de férias desde a sexta-feira da semana passada e retorna aos trabalhos no dia 01 de agosto.
Apesar de ser conhecido nos bastidores por ser reservado, Janot estava bastante animado com a honraria e não escondeu os sorrisos. Na própria PGR, o procurador é conhecido pelos servidores pela sua paixão pelo Galo.
Rodrigo Janot Monteiro de Barros é mineiro de Belo Horizonte e ingressou no Ministério Público Federal em 1984, atuou como secretário-geral do MPU e foi presidente da ANPR no biênio 1995/1997. Janot graduou-se em Direito pela UFMG e especializou-se na área de Meio Ambiente e Consumidor na Scuola Superiore di Studi Universitari, em Pisa, na Itália.
Sua posição à frente tem sido destaca nas ações que envolvem a Operação Lava-Jato que já está em sua 31ª fase e dura mais de dois anos. Suas posições duras e embates com o deputado afastado Eduardo Cunha também chamaram atenção.