O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Comitê de Direitos Humanos da ONU um recurso para tentar barrar ações que considera como "abuso de poder" do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava-Jato. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-presidente.
Leia Mais
Moro manda para prisão estadual delator que furou acordoDefesa de Argello encaminha a Moro lista de perguntas para Rodrigo MaiaMoro homologa mais três acordos de delação premiada na Lava-JatoONU diz que não examinou admissibilidade do caso LulaAssessor de Teori endossa abaixo-assinado a favor de LulaLewandowski recebe abaixo-assinado de juristas em apoio a LulaJuízes repudiam denuncia de Lula contra Moro na ONULula também cita posicionamentos da Comissão de Direitos Humanos da ONU e outras cortes internacionais a respeito das ações "enviesadas" de Moro e, portanto, na avaliação da defesa do petista, o juiz não teria condições de julgá-lo ou prendê-lo. "Se isso acontecer, que seja decidido por um juiz imparcial", diz o recurso.
Além dos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, a defesa de Lula contou nesta ação com auxílio de advogados do exterior..