O recesso parlamentar terminou, mas os deputados estaduais mineiros não retomaram as votações no plenário e nem devem fazer muito isso este mês, embora a agenda tenha projetos importantes para serem votados.
Por causa das olimpíadas e das eleições municipais, os parlamentares fecharam uma agenda com apenas quatro dias de votação em agosto. Nestas sessões eles terão de votar os oito projetos da reforma administrativa que ficaram pendentes do semestre passado.
De acordo com o líder do governo, deputado Durval Ângelo (PT), os dias programados para que os deputados tentem votar as matérias em pauta no plenário são 8 e 9 e 17 e 18 de agosto.
Segundo calendário aprovado pela Mesa Diretora, a Assembleia terá ponto facultativo nos dias 3 e 10 de agosto, no dia 12 será recesso e 15 feriado de Assunção de Nossa Senhora. Também no dia 16 de agosto o Legislativo terá ponto facultativo por conta dos jogos das olimpíadas no Rio de Janeiro.
Os vetos do Executivo a projetos aprovados no primeiro semestre ficarão para votação em setembro. “Por causa das olimpíadas e depois das eleições o calendário ficou reduzido. Muitos deputados são candidatos e outros trabalham nas bases. Em setembro também teremos um esforço concentrado”, antecipou Durval Ângelo.
O petista, porém, disse que a agenda reduzida a quatro dias de possíveis votações não significa que a Casa não estará trabalhando. “Teremos muita coisa ocorrendo, seminários e debates”, disse.