Brasília, 03 - O presidente em exercício, Michel Temer, aproveitou um evento de promoção de oficiais-generais no Palácio do Planalto para destacar que a interação entre os Poderes Legislativo e Executivo "é fundamental" e "complexa". Em sua fala, Temer ressaltou que seu governo trabalha para buscar a retomada do crescimento econômico. "Neste momento em que a retomada do crescimento é prioridade e o ajuste fiscal se impõe a todo governo é natural que projetos estratégicos das Forças Armadas sofram adaptações", disse.
O presidente em exercício disse ainda que numa democracia é preciso respeitar a separação e a independência entre os poderes. "Muitas vezes as pessoas acham que aquilo que Executivo fez é palavra definitiva. Nós, com a consciência democrática que temos, sempre salientamos que a ação do executivo é um dos processos. O segundo momento é aquele que o Congresso Nacional, que é uma representação popular, se manifesta", disse.
Durante a cerimônia que formalizou a promoção de 90 militares das três Forças: Exército, Marinha e Aeronáutica, Temer exaltou o esforço coletivo para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos. "Já começamos a receber delegações e turistas de todo o mundo para os Jogos e é uma tranquilidade contar com as Forças Armadas para a segurança das competições e das atividades a sua volta", disse, ressaltando que o País vai revelar ao mundo "a tranquilidade absoluta" do evento. "Por meio do esporte vamos dar uma lição de paz interna e externa", completou.
"Estreia"
O evento contou com a presença da primeira-dama em exercício Marcela Temer.
Com um vestido cinza, Marcela desceu a rampa em direção ao salão nobre de braços dados com o marido. De salto, Temer orientou Marcela a se amparar no corrimão. Na solenidade, Marcela cantou todo o Hino Nacional e ficou ao lado de Temer cumprimentando os oficiais. No fim do evento, Marcela subiu novamente a rampa com ajuda do marido e atendeu o pedido de jornalistas para fazer um aceno.
Interlocutores do presidente dizem que ele não tem gostado que notícias relativas a sua esposa tenham destaque na mídia. Temer, entretanto, busca suavizar e popularizar a sua imagem e tem sido aconselhado por alguns aliados a aparecer mais em família.
Marcela também estará ao lado do presidente em exercício durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no próximo dia 5, no Rio de Janeiro.
Inicialmente, cogitou-se que, além do casal, o filho caçula, Michelzinho, também participasse do evento. No entanto, além do dia intenso de atividades que estão previstas no Rio, pelas regras do Comitê Olímpico Internacional a criança teria que ficar em um local distinto dos pais e por isso Temer decidiu não levá-lo.
O presidente em exercício já tem dito que a primeira-dama avalia a possibilidade de desenvolver trabalhos sociais.