O vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, anunciou na manhã desta quinta-feira, em convenção municipal, que será candidato do Partido Social Democrático (PSD) à prefeitura. Segundo ele, houve um consenso dentro do partido e seu nome foi o escolhido. Além dele, o deputado federal Jaime Martins também postulava a indicação para o cargo.
Malheiros disse que essa é uma eleição incerta, muito pulverizada e que todos os nomes já lançados têm chances. Para ele, não há dúvida de que essa disputa vai ser de dois turnos. "Quem conseguir o apoio de 15% do eleitorado, cerca de 200 mil votos, está no segundo turno", aposta.
O PSD deve indicar o nome do candidato a vice de Malheiros, mas ainda não há definição. As duas legendas vão se coligar na dispusta pela prefeitura, mas devem sair sozinhas na eleição proporcional (vereador).
Na última quarta-feira, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que comanda o PSD nacionalmente, assinou uma resolução em que determinava a candidatura própria da legenda como forma de fortalecer a imagem da sigla.
Em 2012, Délio era pré-candidato à PBH e dizia que estaria contra o prefeito Marcio Lacerda. Às vésperas do registro, atendeu a um pedido do grupo do senador Aécio Neves (PSDB) e abriu mão da disputa, passando a ser vice do socialista.