Depois de desistir da candidatura do engenheiro Paulo Brant à sua sucessão, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) vai apoiar o nome do atual vice-prefeito Délio Malheiros (PSD) na eleição para a Prefeitura. Os socialistas vão oferecer o vice na chapa. O acordo, fechado na noite de sexta-feira com os tucanos, foi que o PSB inicialmente fique com Délio para, no segundo turno, estar junto com o PSDB, que tem como candidato o deputado estadual João Leite.
Leia Mais
Paulo Brant está fora da disputa à PBHDélio ameaça renunciar ao cargo de vice-prefeito de BH se PSD de Kassab apoiar BrantPRB confirma aliança com PSDB e dá a João Leite maior tempo de TV na disputa pela PBHCandidatos à PBH prestam solidariedade a Brant pelo fim da candidaturaEm companhia de Lacerda, Délio diz que PBH seguirá investindo para acabar com enchentes Rodrigo Pacheco terá deputado Vanderlei Miranda, também do PMDB, como vice na disputa à PBHCom a presença de Lacerda, Délio Malheiros e Josué Valadão registram candidatura no TREDélio Malheiros registrará candidatura a prefeito de BH ao lado de Marcio LacerdaJuventude do PSB pede que Paulo Brant 'não desista da vida política'Lacerda sobre saída de Brant: "A gente lamenta profundamente"Brant critica Lacerda e diz que prefeito faltou com respeito a ele ao desistir de candidaturaLacerda se reuniu nesta manhã com a direção do PSB para acertar os últimos detalhes da parceria. O anúncio oficial foi feito por meio de nota, na tarde deste sábado.
A nota esclarece ainda que a opção foi feita "devido ao entendimento que a chapa formada por Délio Malheirose Josué Valadão representa a proposta prioritária da campanha, que é dar continuidade às políticas públicas de sucesso da gestão e prosseguir com inovações que vão melhorar ainda mais a cidade e a qualidade de vida das pessoas".
À reportagem do EM, Délio disse estar de sobreaviso, aguardando uma decisão. “De nossa parte, a ata está aberta. Não conversei com o prefeito, mas não faz sentido não aceitar o apoio se vier. Essa sempre foi a tese, sou da administração deles, como um vice não aceita apoio do prefeito? Não faz sentido”, disse. Na semana passada, quando o PSB pressionava para retirar sua candidatura a favor de Brant, Délio chegou a ameaçar renunciar ao cargo de vice-prefeito caso o PSD desistisse dele em troca de cargos na prefeitura. Neste sábado disse que se o PSB vier estará de braços abertos.
Sem apoio
A reviravolta ocorreu porque o partido de Lacerda não conseguiu apoio suficiente para seguir com seu nome na disputa.
Nos bastidores, Lacerda trabalhou até os últimos dias das convenções para retirar a candidatura do vice Délio Malheiros e ter o PSD com ele, mas a direção nacional do partido manteve a chapa na disputa. O partido do prefeito também tentou atrair o PPS, com o apoio da ex-vereadora Luzia Ferreira, mas o grupo do vereador Ronaldo Gontijo venceu no voto e ele será o vice de João Leite.
Ainda na véspera do fechamento das convenções, Lacerda se reuniu com o candidato do PMDB, deputado federal Rodrigo Pacheco, tentando fechar um acordo. O socialista teria oferecido Paulo Brant como vice na chapa, mas os peemedebistas barraram a aliança. .