(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PMDB, PP e PT são in­ves­ti­ga­dos na operação Lava-Jato

Tribunal Superior Eleitoral au­to­ri­za apuração de suspeitas contra par­ti­dos, acu­sa­dos em de­po­i­men­tos de de­la­ção pre­mi­a­da de re­ce­ber pro­pi­na como do­a­ções de campanha


postado em 12/08/2016 00:12 / atualizado em 12/08/2016 08:04

Bra­sí­lia - O pre­si­den­te do Tri­bu­nal Su­pe­rior Elei­to­ral (TSE), Gil­mar Men­des, au­to­ri­zou aber­tu­ra de in­ves­ti­ga­ção elei­to­ral do PMDB e do PP, aten­den­do pe­di­do fei­to pe­la cor­re­ge­do­ra-ge­ral da Jus­ti­ça Elei­to­ral, a mi­nis­tra Ma­ria The­re­za de As­sis Mou­ra. Na ter­ça-fei­ra, a cor­re­ge­do­ra ha­via pe­di­do que fos­sem aber­tas in­ves­ti­ga­ções con­tra os dois par­ti­dos com ba­se nas in­ves­ti­ga­ções da Ope­ra­ção La­va-Ja­to. O pe­di­do foi fei­to ao pre­si­den­te do TSE, que na se­ma­na pas­sa­da so­li­ci­tou apu­ra­ção se­me­lhan­te so­bre o uso de ver­bas pú­bli­cas da Pe­tro­bras, mas com re­la­ção ao PT. “Cons­ta­to, nes­ta aná­li­se pre­li­mi­nar da do­cu­men­ta­ção, in­dí­cios de prá­ti­cas ile­gais tan­to por par­te do PT, quan­to pe­lo PP e pe­lo PMDB”, ale­gou a cor­re­ge­do­ra, que ci­ta de­poi­men­tos do ex-di­re­tor da Pe­tro­bras Pau­lo Ro­ber­to Cos­ta e do do­lei­ro Al­ber­to Yous­sef, per­so­na­gens cen­trais da La­va-Ja­to.

O TSE ain­da pre­ci­sa de­fi­nir quem de­ve ser o re­la­tor dos pro­ces­sos. No en­ten­di­men­to de Ma­ria The­re­za, que dei­xa­rá o car­go nas pró­xi­mas se­ma­nas, os pro­ces­sos de­vem ser dis­tri­buí­dos li­vre­men­te en­tre os in­te­gran­tes da Cor­te, em vez de fi­car a car­go da Cor­re­ge­do­ria. O ple­ná­rio do TSE de­ve­rá dis­cu­tir o as­sun­to no pró­xi­mo dia 23. O pe­di­do se ba­seia em de­poi­men­tos de de­la­ção pre­mia­da de in­ves­ti­ga­dos da La­va-Ja­to. PMDB, PP e PT  são acu­sa­dos de ter re­ce­bi­do pro­pi­na co­mo se fos­sem doa­ções elei­to­riais de­cla­ra­das ofi­cial­men­te. Ca­so as acu­sa­ções se­jam com­pro­va­das, os três par­ti­dos po­dem per­der o re­gis­tro na Jus­ti­ça Elei­to­ral.

Tam­bém na ter­ça-fei­ra os pro­ces­sos re­la­cio­na­dos ao PP e ao PMDB fo­ram en­ca­mi­nha­dos a Gil­mar Men­des, que ha­via pe­di­do à mi­nis­tra a aber­tu­ra de in­ves­ti­ga­ções con­tra o PT. A mi­nis­tra de­ci­diu pe­la aber­tu­ra da in­ves­ti­ga­ção con­tra o PT. Ela en­ten­deu que a ques­tão não de­ve ser ana­li­sa­da so­men­te pe­lo cor­re­ge­dor. Du­ran­te o de­ba­te a res­pei­to da ques­tão de or­dem apre­sen­ta­da, o mi­nis­tro Hen­ri­que Ne­ves pe­diu vis­ta.

PLE­NÁ­RIO

No des­pa­cho de Gil­mar Men­des que abre os pro­ces­sos con­tra o PP e o PMDB, o mi­nis­tro lem­bra os pe­di­dos de vis­ta de Hen­ri­que Ne­ves e de li­vre dis­tri­bui­ção fei­to pe­la mi­nis­tra e diz que os pro­ces­sos con­tra o PP e o PMDB de­vem ser dis­tri­buí­dos “na for­ma que vier a ser de­fi­ni­da pe­lo ple­ná­rio”. As in­ves­ti­ga­ções, en­tão, só te­rão iní­cio de­pois que o ple­ná­rio de­ci­dir so­bre a ques­tão de or­dem apre­sen­ta­da. A pre­vi­são é que o jul­ga­men­to se­ja re­to­ma­do no pró­xi­mo dia 23.

A Ope­ra­ção La­va-Ja­to in­ves­ti­ga o pa­ga­men­to de pro­pi­nas mi­lio­ná­rias en­vol­ven­do con­tra­tos da Pe­tro­bras, po­lí­ti­cos, em­prei­tei­ros e lo­bis­tas.

 

Amigo de Lula volta para prisão

 

São Pau­lo - O juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro, que con­duz as ações da Ope­ra­ção La­va-Ja­to, res­ta­be­le­ceu a pri­são pre­ven­ti­va do pe­cua­ris­ta Jo­sé Car­los Bu­mlai, ami­go do ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va. A de­ci­são de­ter­mi­na que o pe­cua­ris­ta, atual­men­te em pri­são do­mi­ci­liar, se apre­sen­te à Po­lí­cia Fe­de­ral em 23 de agos­to. Bu­mlai, de 71 anos, é acu­sa­do de cor­rup­ção pas­si­va, la­va­gem de di­nhei­ro e por cri­mes fi­nan­cei­ros no em­ble­má­ti­co em­prés­ti­mo de R$ 12 mi­lhões da Schahin pa­ra o PT em 2004. Ele ha­via si­do cus­to­dia­do pre­ven­ti­va­men­te, por or­dem de Mo­ro, em no­vem­bro de 2015, na Ope­ra­ção Pas­se Li­vre, des­do­bra­men­to da La­va-Ja­to.
O ma­gis­tra­do, a pe­di­do da de­fe­sa de Bu­mlai e con­tra­ria­men­te à ma­ni­fes­ta­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral, em mar­ço, con­ce­deu pri­são do­mi­ci­liar pa­ra que o pe­cua­ris­ta tra­tas­se um tu­mor na be­xi­ga. Du­ran­te o tra­ta­men­to, Bu­mlai pas­sou por uma ci­rur­gia car­día­ca e te­ve a pri­são do­mi­ci­liar am­plia­da até 19 de agos­to.

A de­fe­sa de Bu­mlai pe­diu no­va am­plia­ção do pra­zo e a Pro­cu­ra­do­ria da Re­pú­bli­ca se ma­ni­fes­tou de ma­nei­ra con­trá­ria. Des­ta vez, Mo­ro ne­gou a pror­ro­ga­ção da pri­são do­mi­ci­liar do pe­cua­ris­ta e or­de­nou que Bu­mlai se apre­sen­te à Po­lí­cia Fe­de­ral. “No mo­men­to, após cin­co me­ses de pri­são do­mi­ci­liar, a si­tua­ção de saú­de do acu­sa­do mos­tra-se es­ta­bi­li­za­da. Hou­ve res­sec­ção do tu­mor e o tra­ta­men­to me­di­ca­men­to­so pos­te­rior foi qua­se to­tal­men­te fi­na­li­za­do. O tra­ta­men­to me­di­ca­men­to­so do tu­mor foi in­ter­rom­pi­do e é pos­sí­vel que se­quer se­ja re­to­ma­do, pas­san­do o acu­sa­do ape­nas a ser sub­me­ti­do a exa­mes pe­rió­di­cos pa­ra acom­pa­nhar o con­tro­le da doen­ça”, afir­mou Mo­ro.

O juiz de­cla­rou que os exa­mes, a rea­bi­li­ta­ção car­día­ca e o re­ce­bi­men­to de me­di­ca­men­tos pa­ra con­tro­le dos pro­ble­mas de saú­de po­dem ser fei­tos, “sem qual­quer di­fi­cul­da­de, em Cu­ri­ti­ba, no pró­prio Com­ple­xo Mé­di­co Pe­nal, no qual o acu­sa­do es­ta­va pre­via­men­te re­co­lhi­do, ou, even­tual­men­te, se ne­ces­sá­rio por saí­das pe­rió­di­cas pa­ra hos­pi­tais pri­vao.

A ad­vo­ga­da Da­nie­lla Me­g­gio­la­ro, que de­fen­de Bu­mlai, afir­ma que o pe­cua­ris­ta não vai criar obs­tá­cu­los às in­ves­ti­ga­ções. “Nos úl­ti­mos cin­co me­ses Bu­mlai cum­pre pri­são do­mi­ci­liar, sen­do mo­ni­to­ra­do 24 ho­ras por dia, com­pa­re­cen­do a to­dos os atos aos quais é cha­ma­do e pres­tan­do re­le­van­tes in­for­ma­ções às au­to­ri­da­des, co­mo re­co­nhe­ceu, in­clu­si­ve, o pró­prio juí­zo de Cu­ri­ti­ba. Não há, co­mo nun­ca exis­tiu, ne­nhu­ma ne­ces­si­da­de de re­tor­no ao Com­ple­xo Mé­di­co Pe­nal”.

 

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)