A declaração do ministério da Saúde, Ricardo Barros, de que os homens adoecem mais porque também trabalham mais causou muita repercussão negativa. Até a filha de Barros, a deputada estadual do Paraná, Maria Victória Borghetti Barros (PP), puxou a orelha dele. “Pai, logo o senhor que tem duas mulheres como nós em casa, a vice-governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, e eu, deputada estadual”, reclamou em postagem em uma rede social (confira o vídeo abaixo).
Leia Mais
Judicialização da Saúde deverá aumentar em R$ 7 bilhões gastos em 2016Ministro da Saúde nega que exoneração de servidores ameace programasMinistério da Saúde exonera 73 cargos comissionadosMinistro da saúde Ricardo Barros passa mal em hospital e é internadoApós crítica até da filha, ministro da Saúde se desculpa por dizer que homens trabalham mais"Por mais que haja dados absolutos de que haja maior número de homens no mercado formal de trabalho, o IBGE afirma que as mulheres trabalham em média cinco horas a mais do que os homens. Portanto, uma jornada de trabalho mais longa. E não precisa de dados para mostrar o quanto as mulheres trabalham nesse Brasil inteiro. Depois de trabalhar o dia inteiro fora de casa, as mulheres ainda precisam trabalhar em casa, a chamada jornada dupla.
Nessa quinta-feira, durante lançamento de campanha “Pré-Natal do Parceiro” - programa que pretende incentivar os homens a cuidarem mais da saúde com a realização de exames preventivos -, o ministro disse que os homens procuram menos o atendimento de saúde porque "trabalham mais do que as mulheres e são os provedores" das casas brasileiras. Além de acreditar que os homens "possuem menos tempo" do que as mulheres, o ministro considerou que os homens fazem menos acompanhamento médico por uma questão de hábito e de cultura.
A declaração contraria dados do IBGE que apontam que as mulheres acabam tendo jornada dupla por se dedicaram às tarefas domésticas e também da carreira. E mais: levantamento mostra que as mulheres têm, cada vez mais, se tornado chefes de família.
Assista ao vídeo: .