A três dias do prazo final para o registro das candidaturas, quatro postulantes ao cargo de prefeito de Belo Horizonte entregaram ontem a documentação na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) – e dois ainda puseram fim ao mistério de quem será seu vice. Alexandre Kalil (PHS) anunciou a dobradinha com o deputado estadual Paulo Lamac (REDE) e Luis Tibé (PTdoB) apresentou Felipe Totó Teixeira (PSL) como seu companheiro de chapa. Durante toda a tarde, militantes e apoiadores de Reginaldo Lopes (PT), Sargento Rodrigues (PTD), Kalil e Tibé lotaram a entrada no TRE, na Avenida do Contorno. Com bandeiras e palavras de ordem, eles defendiam seus candidatos – em alguns momentos, os gritos de um grupo abafava o do outro.
Enquanto petistas e comunistas ressaltavam o apoio à chapa, militantes do PDT e PTB chegavam com suas bandeiras ao local para recepcionar o deputado estadual Sargento Rodrigues e o advogado criminalista e delegado aposentado Edson José Pereira. O parlamentar anunciou uma campanha “franciscana”, com o gasto de no máximo R$ 1,5 milhão. O PTB é o único partido que se coligou ao PDT. Ambos apresentarão chapa própria para a Câmara Municipal.
A surpresa do dia foi o anúncio de Paulo Lamac como vice de Alexandre Kalil, já que o parlamentar chegou a ter o nome aprovado em convenção para disputar a prefeitura. Acompanhados do presidente do PV, deputado Agostinho Patrus Filho, eles registraram a chapa e informaram que pretendem gastar cerca de R$ 3 milhões na campanha. Ao anunciar a aliança, Lamac afirmou que recebeu o aval da direção nacional da legenda e de sua principal estrela, a ex-ministra Marina Silva.
ajustes De acordo com eles, há dias os candidatos vinham conversando em torno de ajustes programáticos que permitissem a aliança. “Será uma contribuição efetiva da Rede para o debate eleitoral e para a administração da cidade “, disse Lamac. Alexandre Kalil ressaltou que a presença da Rede na chapa, que conta ainda com o apoio do PV, representa o novo para Belo Horizonte. “Quanto mais a gente escuta, mais nós acreditamos que falta amor e carinho para esse povo”, afirmou Kalil.
Na saída do TRE, militantes que acompanhavam o candidato Luís Tibé (PTdoB) gritaram “ão, ão, ão, segunda divisão” para Kalil. O ex-dirigente atleticano apenas sorriu. Tibé afirmou que o programa de governo foi construído a partir de sugestões da população e não informou qual o volume de recursos que vai gastar nas eleições.
Saiba quem são os vice:
Reginaldo Lopes (PT) vice Jô Moraes (PCdoB)
Rodrigo Pacheco (PMDB) - Vice Vanderlei Miranda (PMDB)
Délio Malheiros (PSD) - vice Josué Valadão (PSB)
João Leite (PSDB) - vice Ronaldo Gontijo (PPS)
Eros Biondini (PROS) - vice Wallace Brandão (PROS)
Alexandre Kalil (PHS) - vice Paulo Lamac (REDE)
Sargento Rodrigues (PDT) - vice Edson José Pereira (PTB)
Maria da Consolação (PSOL) - vice Pablo Miranda (PCB)
Vanessa Portugal (PSTU) - vice Maria Firmina (PSTU)
Luis Tibé (PTdoB) - vice Felipe Totó Teixeira (PSL)
Marcelo Álvaro Antônio (PR) - vice ainda sem definição