No primeiro dia de campanha eleitoral, os candidatos a prefeito de Belo Horizonte não perderam tempo e saíram logo cedo pedindo votos e apresentando suas propostas à população. Eles estiveram presentes em hospitais, vilas, favelas, entidades de classe e igrejas, cada um com sua estratégia para fazer render o tempo curto de campanha, reduzido a 45 dias por causa da minirreforma eleitoral.
O deputado estadual João Leite, candidato do PSDB, iniciou a campanha com uma visita à Santa Casa, onde recebeu um documento com as reivindicações da direção, tais como a revisão dos valores do contrato – vigente desde 2013 –, regularização dos repasses financeiros do município, apoio da Prefeitura à reforma dos leitos do prédio do Hospital Central e valorização dos profissionais. A principal queixa, no entanto, é em relação à falta de recursos para custear as atividades. Ao lado do provedor da instituição, Saulo Levindo Coelho, o tucano assegurou que, se eleito, terá a saúde como prioridade da gestão. “Estamos muito preocupados com os doentes crônicos, os diabéticos, hipertensos e obesos. São eles que se tornam clientes rapidamente aqui da Santa Casa para internação e cirurgia. Então queremos trabalhar muito a prevenção", disse João Leite.
O candidato do PMDB, Rodrigo Pacheco, começou sua campanha visitando e tomando cafezinho na casa de dona Maria Raimunda Pereira e seu Paulo Luciano Pereira, casal de lideranças comunitárias que mora na Vila Maria, na região do Barreiro. Sentado no sofá da sala, ele ouviu as queixas do casal sobre o atendimento nos postos de saúde, a demora e a escassez de ônibus coletivos. Pacheco disse que escolheu começar oficialmente a campanha em uma vila da periferia da capital para sinalizar a importância que ele pretende dar, caso eleito, à população das regiões mais carentes da cidade. "As pessoas que mais precisam são aquelas que estão nas vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte", afirmou.
O candidato do PSD à Prefeitura de Belo Horizonte, vice-prefeito Délio Malheiros, convidou a imprensa para uma reunião com representantes do segmento da cultura no Teatro da Cidade com a presença de Marcio Lacerda, mas o prefeito não apareceu. Délio afirmou ter muitas propostas para a área cultural. Uma das principais, segundo ele, é a rediscussão da lei de incentivo ao setor em projeto de lei na Câmara Municipal. “Mas o que temos é que dar continuidade a bons projetos da cultura. Aprendemos muito com a Virada Cultural, o FIT (Festival Internacional de Teatro), Fiq (de quadrinhos), Fan (arte negra), todos esses movimentos serão cada vez mais priorizados em nossa gestão”, disse.
Criancinha O candidato do PHS, Alexandre Kalil, começou a campanha visitando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) e disse que manterá a personalidade forte durante a corrida eleitoral. “Se estão esperando que vou ganhar voto dando risinho, que não sou muito a dar, dando abracinho falso e carregando criancinha para ganhar voto, eu não vou não. Isso me agride. Aliás, a população está de saco cheio disso, quer gente que fale a verdade, que cumpra o prometido. E se não tiver jeito de cumprir, que não prometa”, afirmou.
Segundo ele, a escolha por começar a campanha pela OAB se deve ao fato de se tratar de uma “instituição absolutamente política”. “Em todos os momentos importantes para o Brasil ela se manifestou. Até nesse momento do impedimento da presidente Dilma”, reforçou Kalil.
O candidato do PT a prefeito de Belo Horizonte, Reginaldo Lopes (PT), deu início ao que chama de uma nova forma de fazer política: reuniões com pequenos grupos de moradores em suas casas. No primeiro dia de campanha, ele e a candidata a vice, Jô Moraes (PCdoB), visitaram várias famílias de diversas partes da cidade. Nos encontros, a dupla apresentou propostas para a cidade e ouviu reivindicações dos moradores.
Reginaldo assegurou que fará um governo democrático, em que a opinião da população terá um peso grande para as decisões. "Vamos democratizar as políticas públicas", afirmou. O petista não poupou críticas a dois de seus adversários: João Leite (PSDB) e Délio Malheiros (PSD), atual vice-prefeito e apadrinhado do prefeito Marcio Lacerda (PSB).
Oração Já Luis Tibé (PTdoB) se reuniu no primeiro dia da corrida pelo voto com lideranças regionais e presidentes de partidos. O primeiro ato da campanha do deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT) foi uma oração na Igreja São José, no Centro, de onde partiu para um encontro com a militância no Café Nice, visita obrigatória em corridas eleitorais.
Militante na área de recuperação de dependentes químicos, o candidato Eros Biondini (PROS) fez o primeiro ato de campanha na Pedreira Prado Lopes, junto à equipe de abordagem de usuários de drogas. A candidata do PSTU, Vanessa Portugal, cumpriu agenda na porta de fábricas, gráficas e hospitais e em assembleia de trabalhadores da rede municipal de ensino na Faculdade de Direito. Ela também participaria de ato das centrais sindicais contra a reforma previdenciária. O deputado Marcelo Álvaro Antônio (PR), também candidato a prefeitura de BH, não teve agenda de campanha e cumpriu compromissos em Brasília.
Agenda dos candidatos
Eros Biondini (PROS)
11h – Reunião com representantes do segmento dos Food Truck
12h – Almoço no restaurante popular próximo à Rodoviária
16h30 – Visita à região da Savassi
19h – Debate de candidatos na Igreja da Boa Viagem
Marcelo Álvaro Antônio (PR)
12h30 – Encontro com Coronel André Leão, da Chefia do Estado Maior da PMMG (Cidade Administrativa)
15h – Reunião com coordenação de campanha
19h – Debate de candidatos na Igreja da Boa Viagem
João Leite (PSDB)
12h – Almoço com diretoria do Sindilojas-BH
19h – Debate de candidatos
na Igreja da Boa Viagem
Rodrigo Pacheco (PMDB)
19h – Debate de candidatos na Igreja da Boa Viagem
Reginaldo Lopes (PT)
6h30 – Bate-papo em frente a Escola Estadual Francisco Menezes
11h30 – Bate-papo em frente a E. E. Vila Lobos
14h – Caminhada no comércio (Rua Rio de Janeiro/Caetés, Centro)
19h – Debate de candidatos na Igreja da Boa Viagem
Sargento Rodrigues (PDT)
15h – Encontro com presidente
do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária
16h – Encontro com o presidente da Associação Esportiva Suzana, Antônio Jorge
19h – Debate de candidatos na Igreja da Boa Viagem
20h – Reunião com líderes comunitários no Centro Social
de Cabes e Soldados