Jornal Estado de Minas

Horário gratuito da propaganda eleitoral no rádio e na TV começa na sexta

Com tempo mais curto e mudanças no formato, uma vez que as campanhas deste ano terão gastos mais enxutos, a propaganda eleitoral no rádio e TV começa na sexta-feira. Com a minirreforma eleitoral aprovada no ano passado, o período de campanha foi reduzido para 35 dias – 10 a menos que na última eleição –, assim como o tempo da propaganda, que será dividido em dois blocos com 10 minutos de duração para os candidatos a prefeito – não mais 30 minutos. A propaganda vai até 29 de setembro, três dias antes da eleição.


Desde o início da semana passada, os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte se movimentam para gravar suas propagandas e inserções que serão exibidas no meio da programação. As inserções também foram reduzidas de 60 segundos para 30 segundos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não será admitida na propaganda “a participação de qualquer pessoa mediante remuneração”, ou “montagens, desenhos animados, computação gráfica ou efeitos especiais”.


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) divulgou o tempo e a ordem da veiculação dos programas eleitorais em rádio e televisão para os partidos e coligações que disputarão as eleições em Belo Horizonte. O candidato do PSDB, deputado João Leite, é o que terá maior tempo para apresentar propostas aos eleitores por meio do horário eleitoral. Sua coligação formada pelo PSDB, PPS, DEM, PRTB, PRB e PP terá 2 minutos e 39 segundos.

Em seguida vem o candidato do PMDB, o deputado Rodrigo Pacheco, com 1 minuto e 33 segundos. O deputado Reginaldo Lopes, do PT, é o terceiro com mais espaço no rádio e na TV, com 1 minuto e 23 segundos.
Seguido do candidato Délio Malheiros (PSD), com 1 minuto e 19 segundos.

Os outros candidatos terão menos de um minuto para pedir o voto dos eleitores. O candidato do PDT, deputado Sargento Rodrigues, terá 52 segundos. O deputado Marcelo Álvaro Antônio, do PR terá 43 segundos. O deputado Luis Tibé, do PTdoB, terá 31 segundos. O empresário Alexandre Kalil, do PHS, terá 23 segundos. Eros Biondini, do PROS, 16 segundos. Maria da Consolação, do PSOL, terá 10 segundos, e a candidata do PSTU, Vanessa Portugal, terá cinco segundos.

Por meio de sorteio, o TRE-MG definiu a ordem de veiculação no primeiro dia de propaganda gratuita.
Maria da Consolação será a primeira, seguida de João Leite, Luís Tibé, Sargento Rodrigues, Rodrigo Pacheco, Délio Malheiros, Reginaldo Lopes, Eros Biondini, Vanessa Portugal, Alexandre Kalil e Marcelo Álvaro Antônio, que fecha o primeiro dia de propagandas. No dia seguinte, a ordem é invertida.

JULGAMENTO

O tempo disponível para cada coligação ainda pode ser alterado, uma vez que há uma disputa envolvendo o partido Solidariedade, registrado tanto na chapa de Délio Malheiros, quanto na de Luís Tibé. Na sexta-feira, uma decisão da Justiça apontou que a legenda fará parte da coligação de Tibé. No entanto, o mérito da ação ainda não foi julgado.

A propaganda em bloco, que a partir das eleições de 2016 será apenas para prefeito, será veiculada de segunda a sábado. No rádio, os horários serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Agenda dos candidatos


Délio Malheiros (PSD)
n 12h – Caminhada região Nordeste (Avenida Bernardo Vasconcelos, Cachoeirinha)
n 19h – Encontro com dirigentes de clubes recreativos e profissionais

Rodrigo Pacheco (PMDB)
n 11h30 – Almoço de confraternização com delegados da Polícia Federal
n 14h – Visita ao Hospital Hilton Rocha
n 17h – Inauguração do comitê “Beagá para Todos”

João Leite (PSDB)
n 9h30 – Visita à Apae-BH, durante a Semana Nacional de Pessoas com Deficiência

Marcelo Álvaro Antônio (PR)
n 12h – Campanha com lideranças do Bairro 1º de Maio
n 20h – Encontro com moradores do Bairro Tirol

Reginaldo Lopes (PT)
n 6h30 – Visita ao entorno da Escola Estadual Tito Fulgêncio
n 10h – Visita ao Parque Ecológico Professor Marcos Mazzoni
n 11h20 – Visita ao entorno da Escola Estadual Laudieme Vaz de Melo
n 13h – Encontro com taxistas

 

 

 

 

.