Com tempo mais curto e mudanças no formato, uma vez que as campanhas deste ano terão gastos mais enxutos, a propaganda eleitoral no rádio e TV começa na sexta-feira. Com a minirreforma eleitoral aprovada no ano passado, o período de campanha foi reduzido para 35 dias – 10 a menos que na última eleição –, assim como o tempo da propaganda, que será dividido em dois blocos com 10 minutos de duração para os candidatos a prefeito – não mais 30 minutos. A propaganda vai até 29 de setembro, três dias antes da eleição.
Desde o início da semana passada, os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte se movimentam para gravar suas propagandas e inserções que serão exibidas no meio da programação. As inserções também foram reduzidas de 60 segundos para 30 segundos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não será admitida na propaganda “a participação de qualquer pessoa mediante remuneração”, ou “montagens, desenhos animados, computação gráfica ou efeitos especiais”.
Leia Mais
Campanha segue em ritmo acelerado em Belo HorizonteCandidatos à Prefeitura de BH dão largada à campanha Candidatos abusam da criatividade nas urnasO Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) divulgou o tempo e a ordem da veiculação dos programas eleitorais em rádio e televisão para os partidos e coligações que disputarão as eleições em Belo Horizonte. O candidato do PSDB, deputado João Leite, é o que terá maior tempo para apresentar propostas aos eleitores por meio do horário eleitoral. Sua coligação formada pelo PSDB, PPS, DEM, PRTB, PRB e PP terá 2 minutos e 39 segundos.
Em seguida vem o candidato do PMDB, o deputado Rodrigo Pacheco, com 1 minuto e 33 segundos. O deputado Reginaldo Lopes, do PT, é o terceiro com mais espaço no rádio e na TV, com 1 minuto e 23 segundos.
Os outros candidatos terão menos de um minuto para pedir o voto dos eleitores. O candidato do PDT, deputado Sargento Rodrigues, terá 52 segundos. O deputado Marcelo Álvaro Antônio, do PR terá 43 segundos. O deputado Luis Tibé, do PTdoB, terá 31 segundos. O empresário Alexandre Kalil, do PHS, terá 23 segundos. Eros Biondini, do PROS, 16 segundos. Maria da Consolação, do PSOL, terá 10 segundos, e a candidata do PSTU, Vanessa Portugal, terá cinco segundos.
Por meio de sorteio, o TRE-MG definiu a ordem de veiculação no primeiro dia de propaganda gratuita.
JULGAMENTO
O tempo disponível para cada coligação ainda pode ser alterado, uma vez que há uma disputa envolvendo o partido Solidariedade, registrado tanto na chapa de Délio Malheiros, quanto na de Luís Tibé. Na sexta-feira, uma decisão da Justiça apontou que a legenda fará parte da coligação de Tibé. No entanto, o mérito da ação ainda não foi julgado.
A propaganda em bloco, que a partir das eleições de 2016 será apenas para prefeito, será veiculada de segunda a sábado. No rádio, os horários serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Agenda dos candidatos
Délio Malheiros (PSD)
n 12h – Caminhada região Nordeste (Avenida Bernardo Vasconcelos, Cachoeirinha)
n 19h – Encontro com dirigentes de clubes recreativos e profissionais
Rodrigo Pacheco (PMDB)
n 11h30 – Almoço de confraternização com delegados da Polícia Federal
n 14h – Visita ao Hospital Hilton Rocha
n 17h – Inauguração do comitê “Beagá para Todos”
João Leite (PSDB)
n 9h30 – Visita à Apae-BH, durante a Semana Nacional de Pessoas com Deficiência
Marcelo Álvaro Antônio (PR)
n 12h – Campanha com lideranças do Bairro 1º de Maio
n 20h – Encontro com moradores do Bairro Tirol
Reginaldo Lopes (PT)
n 6h30 – Visita ao entorno da Escola Estadual Tito Fulgêncio
n 10h – Visita ao Parque Ecológico Professor Marcos Mazzoni
n 11h20 – Visita ao entorno da Escola Estadual Laudieme Vaz de Melo
n 13h – Encontro com taxistas
.