O candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, deputado federal Reginaldo Lopes (PT), teve de modificar, a partir deste domingo, as peças publicitárias de sua campanha por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
As propagandas foram questionadas pela coligação do vice-prefeito Délio Malheiros (PSD), que acusou o petista de querer confundir a população ao colocar sua vice na chapa, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) também como “prefeita”.
Jô Moraes já concorreu à Prefeitura de BH em 2008 e ficou em terceiro lugar no primeiro turno. A chapa de Délio argumentou que nas pesquisas feitas durante as pré-candidaturas, Jô estava em 3º lugar. A alegação é que as propagandas não podem confundir os eleitores.
Sem estrela do PT
Nas peças, que não usam as cores nem a estrela do PT, a coligação identificava os candidatos como prefeito Reginaldo Lopes e prefeita Jô Moraes.
O candidato Reginaldo Lopes afirmou que, apesar de ter modificado as peças, vai recorrer da decisão. O petista acusou Délio Malheiros de machismo por questionar, segundo ele, a importância do papel de Jô Moraes em sua eventual gestão.
“O que eu queria era que as chapas valorizassem os vices. Ele passou muito tempo rejeitado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), devia lutar para que os vices tivessem valor”, afirmou.
Reginaldo Lopes disse ter identificado Jô também como prefeita porque sua campanha luta por uma sociedade com homens e mulheres em pé de igualdade.
“Do ponto de vista jurídico vamos continuar considerando a Jô vice-prefeita, mas do político, BH vai ter um prefeito e uma prefeita. Nossa política será de paridade, o compromisso é ter 50% homens e mulheres em todos os postos de governo”, afirmou o candidato.
Feira do Mineirinho
Reginaldo Lopes visitou na manhã de domingo a Feira do Mineirinho e a área externa do Mineirão, na Pampulha. Ele disse ter assumido compromissos para a região. Lopes pretende transformar as feiras de BH e os campos de futebol de várzea em patrimônios culturais da cidade.
Sobre as feiras, ele prometeu dar o apoio da guarda municipal para os comerciantes e incentivar a economia popular. “Faremos circuitos das feiras, shoppings populares e mercados, dando visibilidade ás atividades que mostrem as características locais, culturais, artísticas e de gastronomia”, disse.