Aos 75 anos, Michel Miguel Elias Temer Lulia passou boa parte de sua trajetória longe da política. Em 1987, foi a primeira vez que assumiu um cargo eletivo, ao exercer seu primeiro mandato como deputado federal.
Até então, dava aulas de direito constitucional na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo – ele tem vários livros publicados. Também foi procurador do Estado de São Paulo e chegou a ser por duas vezes Procurador-Geral do Estado. Leia Mais
Temer assistiu aprovação do impeachment no Jaburu com Padilha, Geddel e MoraesPor 61 votos a 20, Senado aprova impeachment da presidente Dilma RousseffNas redes sociais, senadores pró e contra Dilma consideram condenação como certaMaioria dos senadores investigados na Lava-Jato vota a favor do impeachmentRenan comunica que posse de Temer será no Senado às 16h
A primeira experiência no primeiro escalão de um governo foi em 1984, quando nomeado Secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, posto que assumiu por duas vezes. Na segunda delas, ele foi chamado para debelar a crise gerada pelo massacre do Carandiru, também em 1992. Na época, a intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo para conter a rebelião causou a morte de 111 detentos.
Uma vez eleito deputado federal, Temer nunca mais largou o poder. Exerceu o cargo por seis mandatos, sendo eleito três vezes presidente da Casa Legislativa, em 1997, 1999 e 2009.
Na condição de presidente da Câmara, assumiu a Presidência da República, interinamente, por duas vezes: de 27 a 31 de janeiro de 1998 e em 15 de junho de 1999.
Para além da política, Michel Temer é um homem rico. Na declaração de renda entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014, ele informou ser dono de um patrimônio de R$ 7,5 milhões. Na vida pessoal, chama atenção pela beleza da mulher, a ex-miss Paulínia Marcela Temer, de 32 anos, com quem tem um filho de 6 anos, Michelzinho.O vice-presidente tem mais três filhos do primeiro casamento, com Maria Célia de Toledo.