(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cármen Lúcia promete Justiça mais rápida em discurso de posse no STF

Nova presidente do Supremo reconhece que povo quer um país mais 'justo'


postado em 12/09/2016 18:00

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, também usou seu discurso para criticar as turbulências políticas por que passa o país e, quebrando o protocolo, fez questão de cumprimentar em primeiro lugar o “cidadão brasileiro” e não a maior autoridade, o presidente da República Michel Temer (PMDB), que ocupava uma cadeira a seu lado.


Ela se comprometeu “a fazer acontecer as soluções necessárias e buscadas pelo povo brasileiro” por meio de uma Justiça célere.
Reafirmou que o Judiciário brasileiro sabe de seus compromissos e responsabilidades. “Me comprometo firme e fielmente a trabalhar até o limite de minhas forças para que a prestação jurisdicional chegue a todos com rapidez”. E completou: “O estado só existe para garantir a efetividade do justo”.

Prometendo uma transparência absoluta, Cármen Lúcia usou de um tom mais baixo para falar de política, que o decano Celso de Melo. Disse que o momento lhe parece de “travessia” e que a lei deve ser cumprida por todos, pois o estado é de direito e a democracia uma busca permanente.

E lembrou que “o tempo também é de esperança, com o povo nas praças lutando pelos seus direitos e interesses. O que
ele quer é um país mais justo e não um país do futuro que não chega nunca”.

Depois de citar o conterrâneo Guimarães Rosa, Cármem Lúcia se socorreu de versos da música Comida, dos Titãs: “O povo não quer só comida, quer comida, diversão e arte”.

Ao final do discurso, a nova presidente da Corte foi aplaudida de pé pela plateia que reunia políticos de diferentes partidos, integrantes o Judiciário e do atual governo. Para finalizar ela voltou a defender  Constituição: Os direitos constitucionais têm que ser mantidos, somos nós os guardiões, e o cidadão brasileiro precisa de saúde, educação e sossego para andar nas ruas”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)