Depois de perder o mandato de parlamentar federal, o cargo de presidente da Câmara dos Deputados e o apoio de grande parte dos aliados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vai perder em breve também o título de cidadão honorário de BH. Um projeto de resolução neste sentido, o PL 1.807/15, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, está pronto para votação em plenário e entrará em pauta logo depois das eleições.
Leia Mais
Eduardo Cunha pode perder título de cidadão honorário de Belo HorizonteEduardo Cunha diz em BH que sairá vitorioso da eleição para presidente da CâmaraEduardo Cunha vem a BH para homenagem e articular presidência da Câmara dos DeputadosPor 450 votos a 10, Eduardo Cunha tem o mandato cassado na Câmara dos Deputados Reduto eleitoral de Cunha vive polarizaçãoQuem ofereceu foi o então vereador Marcelo Aro, hoje deputado federal, diretor do Conselho de Ética da CBF e presidente do PHS em Minas. Na ocasião, Aro deu um jantar de apoio do partido a Cunha na eleição em Brasília com a participação de 20 a 30 parlamentares.
O presidente da Câmara, vereador Wellington Magalhães (PTN), disse nesta terça-feira que fará uma reunião de líderes para colocar o projeto em pauta logo depois das eleições. “Defendo que pessoas condenadas ou cassadas tem que ter o título anulado”, afirmou. Ele acredita haver apoio suficiente para aprovar o texto.
Na justificativa do projeto de resolução, a Mesa diz que “a retidão de conduta e probidade são atributos que devem acompanhar os homenageados por toda a sua vida, sendo ilegítima a concessão ou a preservação da comenda por aquele que não reúne tais predicados”.
O texto inclui novas hipóteses para que os homenageados percam o título. Fica cancelada a homenagem para quem for condenado com decisão transitada em julgado por prática de crime hediondo ou por prática de crime contra a economia popular, fé pública, administração ou patrimônio público.
Segundo Wellington Magalhães, apesar de não falar em cassação, a norma se aplica a Cunha.