Jornal Estado de Minas

Ruy Muniz reaparece pedindo votos para sua reeleição a prefeito de Montes Claros

Depois de conseguir salvo conduto da Justiça Eleitoral de Montes Claros para não ser preso, o candidato do PSB à Prefeitura de Montes Claros, Ruy Muniz, apareceu hoje pedindo votos para tentar se reeleger prefeito da cidade. Ele estava foragido desde a semana passada, quando teve a prisão preventiva decretada pela Justiça por suspeitas de desvios na compra de combustíveis pela prefeitura.

Em rápida entrevista, ele negou as acusações de desvio, mas não informou onde esteve escondido. Afirmou que vai se apresentar à Justiça para esclarecer as acusações e disse esperar que o pedido de prisão preventiva seja revogado. Muniz também reclamou do seu candidato a vice, Danilo Narciso (PMDB), que renunciou ao cargo depois do seu pedido de prisão, fazendo com que a chapa fosse cancelada pela Justiça Eleitoral no dia 16. O candidato classificou a renúncia como traição e diz que procura um novo vice-prefeito.

Ontem, no entanto, Muniz conseguiu uma liminar que garante a ele a condição de continuar fazendo campanha enquanto o cancelamento de sua chapa não for julgado em definitivo. Na prática, a decisão serve como uma espécie de habeas corpus preventivo, garantindo que ele não seja preso até o fim das eleições em razão da legislação eleitoral.

Pela legislação eleitoral, desde sábado passado nenhum candidato pode ser preso, a não ser em flagrante delito. .